, ,

Como fazer hidratação caseira com Babosa (Aloe Vera)

A Aloe vera, é uma planta do gênero Aloe, que aqui no Brasil é popularmente conhecida como babosa.

Sua origem é africana, mas em território nacional seu cultivo e consumo é bastante popular, uma vez que esse tipo de suculenta sobrevive sem dificuldades em climas tropicais.

A sua popularidade, principalmente entre as mulheres não surgiu aleatoriamente, a babosa tem propriedades medicinais e seus nutrientes e vitaminas são grandes aliados a tratamentos de saúde e beleza.

Além de cientificamente ter as suas propriedades hidratantes e nutritivas confirmadas, esta planta é de fácil acesso, podendo ser encontrada manipulada em farmácias locais, mercados, feiras e até mesmo ser facilmente cultivada em casa, uma vez que a suculenta não demanda muitos cuidados.

No total a Aloe vera possui 12 vitaminas, 15 enzimas, 18 aminoácidos, 20 minerais, 75 nutrientes e aproximadamente 150 princípios ativos.

Confira abaixo a melhor maneira de usar todos esses benefícios em prol da sua beleza:

– Hidratação capilar caseira com babosa (Aloe vera)

O cabelo é um dos maiores beneficiados pela babosa. Muitos produtos caros que são ofertados pela indústria cosmética já se provaram menos eficazes e menos potentes que esta planta.

Uma vez que ela aumenta a produção de colágeno, fortalece o fio, hidrata e nutre, tudo simultaneamente.

Para realizar a hidratação, basta seguir os seguintes passos:

  • Lave o cabelo apenas com shampoo em água morna para fria e espere o cabelo secar naturalmente.
  • Enquanto o cabelo seca, abra as folhas da babosa verticalmente e retire o gel transparente que existe em seu interior. Para facilitar a aplicação, leve este gel ao liquidificador, ou amasse bem os gomos sólidos para que estes deslizem e sejam bem absorvidos pelo cabelo e pelo couro cabeludo.
  • Já com o cabelo parcialmente seco, espalhe todo o gel retirado da planta, indo do couro cabeludo as pontas. Deixe a babosa agir por 30 minutos, ou até que o gel seque completamente.
  • Em seguida enxague o cabelo em água fria, use a sua máscara ou condicionador de costume, finalize normalmente.

– Hidratação de pele caseira com babosa (Aloe vera)

No quesito pele, saiba que a babosa pode ser utilizada por todo o corpo, porém é ainda mais eficaz quando aplicada na pele do rosto.

O motivo para isso é bastante simples, naturalmente a babosa é um excelente demaquilante natural, combate rugas pois como mencionado aqui estimula a produção de colágeno e para finalizar, tem a capacidade de limpar as camadas mais profundas da pele.

Para a hidratação caseira de pele, o processo é bastante simples:

  • Retire o gel do interior da folha, ou apenas corte-a na vertical, permitindo o contato do seu interior com a pele. Já de rosto lavado, espalhe o gel por toda a região do rosto e pescoço, sendo ainda mais generoso nas áreas que podem haver alguma linha de expressão, como a testa e ao redor dos olhos e da boca.
  • Deixe a babosa secar e agir por 5 minutos. A sensação que se terá, é que a Aloe vera criou literalmente, uma camada protetora em sua pele.
  • Para finalizar, enxague o rosto com água fria.

O processo de hidratação capilar e de hidratação de pele podem ser repetidos semanalmente. Você já conhecia os benefícios da babosa? Já realizou alguma dessas hidratações em casa? Conta isso e muito mais, aqui em baixo nos comentários do Pilula Verde!

Fontes: Tuasaude, Greenme.

Imagens: CuraNatural, Julianefreire, Hudabeauty.