, ,

Conheça maneiras naturais de acabar com o Chulé

A mistura de suor com poeira é um dos fatores que levam ao surgimento de bactérias que provocam o odor nos pés

Foto: Atualiza Mulher/ Neste artigo iremos mostrar maneiras naturais de tratar o chulé.

As glândulas sudoríparas estão por todo o nosso corpo e são as responsáveis, por liberar o suor, seja depois de uma atividade física ou por aquela parte do corpo ficar fechada e sem receber alguma ventilação durante o dia todo. Sendo que os pés tem o maior número de glândulas, e ao eliminar o suor em excesso pode provocar o chulé. Neste artigo, nós iremos mostrar maneiras naturais de tratar este odor nada agradável que surgem em nossos pés.

Um dos motivos para o aparecimento do chulé é que o houve uma mistura do suor, com algumas bactérias, fungos ou micro-organismos, os quais, por sua vez ocasionam o odor nos pés, ou seja, o chulé. Conheça agora, algumas alternativas para se livrar deste problema e não ficar constrangido ao ficar descalço em público.

Limão

Foto: Boa forma/ O limão é um ótimo removedor de mau cheiro e ideal para o tratamento do chulé.

O uso dessa fruta cítrica se deve pelo fato de ser um excelente agente que remove a sujeira e o mau cheiro em geral, nesse caso, não apenas dos pés com o chulé. Corte um limão ao meio e esfregue nos pés, logo depois do banho.

Ao usar a fruta, é importante que usar o suco da mesma com cuidado entre os dedos, pois, é onde o chulé é mais forte, em seguida, deixe o pé secar.

Vale lembrar que este tratamento só pode ser realizado durante a noite e que antes de sair no sol, deve remover qualquer resquício de limão que tenha nos pés e mão, para não se queimar.

Amido de Milho

Foto: Jandira Alimentos/ Outra opção é usar o Amido de Milho para eliminar o odor dos pés.

A maisena ou amido de milho como preferir chamar, vai atuar como um talco, evitando que os pés suem em excesso, fazendo com que eles se mantenham secos.

Para fazer o uso do amido de milho é preciso que os pés estejam bem secos, para que não seja formada uma pasta. É importante também colocar a maisena nos sapatos, para combater o odor dos pés.

Vinagre

Foto: Revista Exame/ O Vinagre pode ser usado para o tratamento do odor nos pés devido a sua acidez.

Outra opção é usar o Vinagre para combater o chulé, pois, a acidez dele é capaz de eliminar as bactérias que estão acumuladas nos pés. Use da seguinte maneira, em uma vasilha com dois litros de água morna, acrescente uma xícara de vinagre e deixe os pés de molho na solução durante 15 minutos, como um escalda pés. Faça o processo todos os dias, e lembre-se de enxugar bem os pés, após, o tratamento.

Sais Espom

Foto: Suplementos mais baratos/ O uso dos sais de Espsom podem ajudar a acabar com o chulé.

Encontrado em lojas de produtos naturais, os sais de espsom também podem ser usados para eliminar o odor dos pés, pois, são capazes de remover as toxinas que acumuladas na pele. Use duas colheres de sopa dos sais, em meio balde de água morna e coloque os pés de molho durante 15 minutos, antes de dormir.

Bicarbonato de Sódio

Foto: Site – Minha Vida: Neste artigo o Bicarbonato de sódio é usado para combater o odor nos pés.

Outro importante remédio que ajuda a diminuir e a eliminar as bactérias nos pés, é o Bicarbonato de Sódio. Além disso, ele também pode reduzir a quantidade de bactérias que se formam tanto nas meias, quanto nos sapatos.

Para isso, basta colocar um pouco de bicarbonato de sódio nos pés. Outra alternativa é fazer um escalda-pés com o bicarbonato e água morna. No qual irá deixar os pés de molho durante 20 minutos e depois seca-los bem, faça o procedimento todas as noites.

Vodka

Foto: Food & Wine Magazine/ A Vodka também pode ser utilizada para eliminar o odor dos pés.

Uma bebida conhecida geralmente para ajudar a esquentar no frio e de origem russa, a Vodka, por conter propriedades antissépticas é capaz de combater as bactérias e micro-organismos, que provocam o chulé.

Para fazer o uso desta bebida, basta apenas molhar um algodão com o liquido e passar entre os dedos, depois que os mesmo estejam bem limpos.

Gengibre

Os benefícios do Gengibre são inúmeros, entre eles aliviar as dores e sintomas causados pela enxaqueca. E combater o chulé.

Você também pode usar o Gengibre para eliminar o odor nos pés. Para isto, basta usar uma raiz da erva, descasque e rale. Coloque o gengibre ralado em uma panela com água e deixe ferver por cinco minutos, com uma peneira ou com o coador de café, coe a mistura.

Com a infusão de Gengibre pronta, passe o liquido nos pés massagendo-os de maneira suave, realize o processo todas as noites, antes de se deixar por duas semanas.

Alúmen

Foto: Restaurarconservar.com/ O Alúmen também pode atuar para eliminar o chulé.

Outra alternativa para se livrar do chulé, é usar o Alúmen, que pode ser encontrado nos supermercados, nas seções de especiarias. Misture uma colher de chá de alúmen em dois litros de água e mergulhe os pés durante 30 minutos. Logo após, enxague os pés e faça o processo depois de quatro dias, use deste tratamento pelo menos uma vez por mês para eliminar o odor dos pés.

Fonte: Melhor com Saúde; Naturalcura