, ,

Cólica nos bebês, saiba como alivia-las de maneira natural

Uma das causas deste problema pode ser o sistema digestivo se adaptando

Foto: Mãe de 2/ Aprenda maneira naturais de aliviar as cólicas dos bebês.

Ser mãe não é uma tarefa fácil, e acaba sendo um pouco mais complicado quando é o primeiro filho que nasce, uma mistura de sentimentos, alegria e preocupação fazem parte da rotina, principalmente quando os recém-nascidos apresentam cólicas. Pensando nesta situação, nós iremos mostrar algumas soluções para aliviar as cólicas nos bebês.

Em um primeiro ponto, não se sabe ao certo o que causa essas cólicas nos recém-nascidos, existem diversas possibilidades, sendo uma delas a questão do sistema digestivo estar se adaptando, outra questão que pode levar a este incômodo é a criança ser intolerante a lactose, no entanto não existe uma causa exata do por que dessas cólicas atingirem os recém-nascidos.

Banho Quente

Foto: Baby Center/ Uma da maneiras de aliviar as cólicas nos bebês, é dando um banho quente.

Uma das opções que pode ajudar é dar um banho quente na criança, pois, a água quente, ou melhor, morna capacidade de acalmar a criança, além de ser capaz de distrai-lá e proporcionar um alivio da dor e assim dormir melhor.

Na banheira com água morna, acrescente umas gotas do óleo de lavanda e deixe o bebê brincar e relaxar até ficar cansado, neste período de maneira suave massageie a barriga dele, para que o mesmo posso eliminar os gases preso.

Infusão de Camomila

Foto: Vivirsantos: Com glicina em sua composição, a Camomila pode ajudar a aliviar os sintomas das cólicas em recém-nascidos.

Além do banho quente, outra opção é fazer a infusão de camomila e dar ao bebê, pois, a erva tem em sua constituição a glicina, a qual tem como principal característica ter um efeito relaxante. Outro detalhe sobre a Camomila é que os seus componentes são suaves e o organismo os aceita sem nenhum problema.

Uma dica importante é ao invés de dar o chá diretamente ao bebê, molhe o bico em um primeiro passo, caso não tenha nenhum problema, em seguida pode dar um gole do chá na mamadeira para a criança. Como os bebês acabam por ter muitos gases, a infusão de Camomila é um ótimo remédio para elimina-los.

Hortelã

Foto: Info Escola/ Outra opção para aliviar os sintomas das cólicas em bebês, é usar o hortelã.

Por ajudar a reduzir os espasmos intestinais e a liberar os gases presos, devido a sua propriedade antiespasmódica, o hortelã é um grande aliado para aliviar as cólicas dos bebês. Use uma colher de chá de hortelã seco e coloque em uma xícara. Acrescente água fervendo e cubra o recipiente e espere esfriar por 15 minutos, depois é só colocar na mamadeira e dê a criança ainda morna. Use deste chá diariamente para que as cólicas possam aliviar e o bebê ficar mais tranquilo.

Manjericão

Foto: Como Plantar/ Rica em eugenol, o Manjericão também contribui para aliviar os sintomas das cólicas nas crianças.

Por ser uma erva aromática e rica em eugenol, o que dá a ela propriedades antiespasmódicas e sedativas, o Manjericão, também é capaz de amenizar as cólicas em crianças de forma segura e rápida. Pegue um copo e coloque uma colher de chá de folhas de manjericão secas, acrescente água fervendo e deixe esfriar por 15 minutos, adicione o chá a mamadeira e dê ao bebê o chá ainda morno.

Crie um ambiente relaxado

Foto: Eurolume/ Criar um ambiente relaxado também contribuem para aliviar os sintomas das cólicas.

Criar um ambiente relaxado é outra saída para aliviar as cólicas e acalmar as crianças, para isso, você pode fazer da seguinte forma, colocar uma luz baixa, rode com o bebê e dê algo agradável para segurar.

Uma das opções para deixar o ambiente no qual a criança está mais tranquilo, é usar das gravações que reproduzem os sons de quando eles estavam no ventre da mãe ou em outros casos, usar músicas capazes de nos fazer relaxar.

Balançar

Foto: Mundo das Tribos/ Outra opção, é embalar o bebê nos braços para ele acalmar.

Outra opção é segurar o filho no colo, com a cabeça dele apoiada no peito e embalar o mesmo de cima para baixo. Isto por que ao fazer esse procedimento, a criança irá ter a sensação de estar no ventre que foi a sua primeira casa, e o que por ventura vai contribuir para aliviar as dores das cólicas.

Asafetida

Foto: Kurry Up/ Uma outra solução é usar a Asafetida, remédio de origem indiana e passar ao redor do umbigo da criança, para aliviar os sintomas das cólicas.

De origem indiana, a Asafetida pode ser usada para aliviar as cólicas dos recém-nascidos, pois, tem propriedades antiflatulentas, que contribuem para uma melhor digestão e eliminação dos gases. Coloque uma pitada de asafetida em uma colher de sopa de água, misture e em seguida aqueça, espere esfriar e esfregue em torno do umbigo da criança, faça o uso deste método de duas a três vezes por dia.

Fonte: Melhor com Saúde; Natural Cura