, ,

Aprenda maneiras naturais de aliviar os sintomas da gripe

Descanso, boa alimentação e estar bem hidratado são essenciais para a nossa recuperação

Foto: Remedioscaseiros.pro/ Conheça maneiras naturais de combater o vírus da gripe.

O nosso organismo as vezes sofre com as alterações do tempo e do clima. Caso é que quando essas mudanças acontecem, o corpo humano leva um tempo para se adaptar. Nesse meio tempo doenças respiratórias como: sinusite, rinite e alergias aparecem. Além destes quem também costuma aparecer nesse período é a gripe, e neste artigo nós iremos aprender maneiras naturais de tratar a gripe ou resfriado.

Vale lembrar que a gripe assim como as outras doenças citadas são causadas, por uma infecção das vias respiratórias. Com o nariz, as fossas nasais e o sínus, sendo os principais afetados, pois, estarão expelindo uma secreção. Ao fazer isto, a região da mucosa irá permanecer úmida. Vale ressaltar que a gripe é causada por um vírus.

Confira:

Chá de Gengibre

Foto: Reprodução/Vix.com: O chá de gengibre é outro que pode ser usado no combate a azia. Além disso é um grande aliado para o tratamento da gripe.

O Gengibre por conter propriedades antivirais, as quais contribuem para o combate da gripe e ter capacidade expectorante para diminuir a tosse, e as congestões nasal e pulmonar. Acaba sendo um ótimo remédio para enfrentar a Gripe e o Resfriado. Além disso essa raiz também pode ajudar na digesto e é um excelente oxidante.

Ingredientes

1 raiz de gengibre ralado

1 xícara de água

1/2 colher de sopa de mel

Preparo

Coloque a água para ferver em uma panela com fogo baixo, depois acrescente a raiz de gengibre ralada. Assim que a mistura estiver fervendo tire do fogo e espere esfriar, coloque o chá no copo e adicione uma colher de mel, misture bem e tome a infusão. O ideal é beber a mistura quente antes de dormir e evite o frio durante a noite.

Infusão de Eucalipto

Foto: Dicas naturais: O vapor do chá de eucalipto, vai ajudar a liberar as vias respiratórias.

Entre os principais sintomas da gripe estão: a tosse, constipação, catarros, rouquidão, asma, alergias nasais e bronquite. Sintomas estes que afetam a garganta de forma direta e por isso, o eucalipto é excelente para combate-los.

Isso se deve ao fato desta erva ter propriedades antibacterianas, antissépticas, antisstussígenas, anti-inflamatórias e expectorantes. Além disso essa planta é capaz de aliviar o desconforto respiratório causado pela gripe.

Ingredientes

1 colher de sopas de eucalipto

1 xícara de água

1/2 colher de sopa de mel

Preparo

Coloque a água e o eucalipto em uma panela para ferver, assim que começar a ferver, tire do fogo e deixe esfriar. Em seguida sirva o chá em um copo e adoce com mel, misture bem e beba a infusão. Ao tomar essa mistura, é recomendado não pegar frio durante a noite, em nenhum momento.

Chá de Alho para gripe

O chá de alho também ajuda no combate ao vírus da gripe.

Com vitamina C e zinco em seus componentes o Alho também é um ótimo remédio contra a gripe. Pois, eles são capazes de diminuir sintomas como: dor de cabeça, congestão nasal, espirros, secreções nasais e tosse.

Além desses nutrientes o alho também possui um grande teor de ácido ascórbico, cafeico e clorogênico. Essas substâncias proporcionam ao organismo, flavonoides como queratina e outros nutrientes como alicina. Tanto que o uso de alho para o tratamento contra a gripe, e para sua prevenção é um dos remédios mais eficazes.

Ingredientes

3 dentes de alho amassados

1 xícara de água

Preparo

Coloque a água para ferver e em seguida acrescente o alho amassado, assim que a mistura ferver, apague o fogo e espere esfriar. Sirva em um copo e faça a ingestão deste chá antes de dormir e assim como os outros remédios citados evita pegar friagem.

Hidratação

Foto: Ecycle/ Uma das dicas para nos recuperamos logo da gripe, é estarmos bem hidratados.

Como o que leva a gripe são as mudanças de temperatura, pois, o vírus aproveita o momento em que o organismo está se adaptando as alterações do tempo e clima. Uma ótima opção para tratar os sintomas da gripe e do resfriado, é manter-se bem hidratado.

Sopa de Vegetais

Foto: Mdemulher/ Uma boa alimentação, feita com sopa de vegetais, que tem maior facilidade de digestão, contribui para o combate ao vírus da gripe.

Vale lembrar que além manter o corpo bem hidratado, é preciso ter uma boa alimentação. E uma sopa de macarrão com frango, na qual temos vários vegetais presentes, se torna uma excelente opção. Pois ao tomar da sopa, o corpo irá receber nutrientes e alimentos que podem ser digeridos de maneira rápida pelo organismo.

Inalando vapor

Foto: Nursing: Inalar o vapor também é uma maneira de tratar a gripe, pois, irá manter o fluxo da mucosa.

Assim como é feito para os tratamentos da sinusite e rinite, aos quais já falamos aqui, inalar vapor também contribui para melhorar e aliviar os sintomas da gripe ou resfriado. Isso se deve ao fato de ser capaz de manter o fluxo da mucosa.

Fonte: Cura natural; Melhor com Saúde