,

Aprenda como aliviar os sintomas da tuberculose de maneira natural

Doença é causada por bactérias e atinge principalmente os pulmões

Foto: Doctissimo.br/ Conheça maneiras naturais de tratar a tuberculose.

A Tuberculose é causada por uma infecção bacteriana, a qual é capaz de prejudicar o sistema respiratório, tendo em vista que os pulmões são os principais afetados. Entretanto assim como nos casos de bronquite, asma, sinusite e rinite que também prejudicam o sistema respiratório. A Tuberculose também pode ser tratada com remédios naturais.

Essa patologia pode se agravar e até mesmo levar o paciente a morte, caso não receba o tratamento adequado. Mesmo que o número de casos no Brasil esteja a baixo de 150 mil por ano, não devemos nos descuidar. Por isso neste artigo iremos mostrar alguns remédios naturais para tratar e aliviar os sintomas da tuberculose.

Confira:

Suco de Laranja

Foto: Natue/ Rico em vitamina C e com propriedade antioxidantes, o suco de laranja é um ótimo remédio para combater os sintomas da tuberculose.

 

Por ser rica em vitamina C e ter propriedades antioxidantes, o suco desta fruta é capaz de aumentar as defesas do organismo e assim combater a bactéria que causa a tuberculose. Além disto este liquido também é capaz de nos proteger de danos de agentes externos.

Preparo e uso

Em um recipiente coloque o suco de duas laranjas, acrescente um pouco de sal e uma colher de sopa de mel, misture bem. Beba pelo menos dois copos do suco por dia, para reduzir os efeitos da infecção.

Groselha Indiana

Foto: Pixabay/ Fruta de origem indiana, também pode ser usada no tratamento da doença.

Uma outra alternativa é usar a Groselha Indiana, ou melhor, Amla, assim como a laranja este fruto também é rico em Vitamina C e auxilia a melhorar o nosso sistema imune. Além disso a Amla também tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, que contribuem para o combate a tuberculose.

Preparo e Uso

Amasse a pelo menos três frutas de Amla, formando uma pasta fina e extraindo o seu suco, depois coe. Faça a ingestão desse medicamento em jejum. Como a fruta é um pouco amarga, o remédio pode ser adoçado com uma colher de mel.

Nozes

Foto: Mundo Boa Forma/ Com diversas vitaminas e nutrientes, as nozes também combatem a tuberculose.

Em sua composição podemos ver uma quantidade variada de vitaminas e mineiras como: Ferro, fósforo, magnésio e as vitaminas B6 e Vitamina E. O que torna as nozes um excelente remédio para combater a infecção; já que seus componentes, assim como as duas frutas citadas anteriormente são capazes de melhorar o sistema imunológico.

Preparo e Uso

O primeiro passo é tirar as cascas das nozes e depois amassar elas até ter um pó fino. Depois basta misturar duas colheres do pó de nozes, a uma colher de chá de alho e uma colher de manteiga liquida. O ideal é usar este remédio no café da manhã de maneira alternada, esse método é considerado um dos melhores para o tratamento da tuberculose.

Pimenta Preta

Foto: Dicas de Mulher/ A pimenta preta é outra grande aliada no combate aos sintomas da doença.

Entre os principais sintomas da doença estão a congestão no peito, o inchaço e a dor. E um ótimo remédio para aliviar esses efeitos é o uso da pimenta preta, pois, ela tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que contribuem para aliviar os sintomas causados pela tuberculose. Além disso o seu uso vai permitir diminuir os efeitos da inflamação, descongestionar o peito e reduzir a intensidade da dor.

Cansaço e fadiga

Foto: Thiago Organico/ O Ginseng é outro grande aliado no combate ao cansaço excessivo.

O cansaço e a fadiga também estão presentes como sintomas da tuberculose, afinal quando estamos doente, tudo o que queremos é cama. Uma maneira de combater esses sintomas é usar o chá de ginseng. Em virtude desta raiz ter propriedades medicinais para elevar a capacidade do corpo, eliminado o cansaço e a fadiga.

Preparo e uso

Em uma panela coloque a água para ferver e depois adicione uma colher de sopa da raiz de ginseng. Depois que a mistura ferveu, tire do fogo e espere esfriar, coe e beba o chá três vezes por dia durante um mês.

Baixar a febre

Foto: Mundo Boa Forma/ ao conseguir agir de maneira parecida com aspirina, o chá da casca de salgueiro branco também é outro aliado para diminuir os efeitos da tuberculose.

Outro sintoma causado não apenas pela tuberculose, mas, por outras doenças é febre. E no caso da patologia que estamos falando neste momento, o chá de salgueiro branco é ideal para abaixar a temperatura do corpo. Além disso esse medicamento também pode contribuir para diminuir a sensação de dor pelo corpo.

Preparo e uso

Em uma panela coloque a água para ferver, depois adicione duas colheres de sopa de folhas de salgueiro branco secas. Tire do fogo e aguarde esfriar, tome o chá com intervalo de três a quatro horas.

Fonte: Dicas de Saúde; Tua Saúde