,

Saiba maneiras naturais de aliviar os sintomas das queimaduras

Exposição ao sol, radiação e até mesmo o frio podem causar essas lesões

Foto: Roraima em Foco/ Conheça maneiras naturais de aliviar os sintomas das queimaduras.

Quem pensa que as queimaduras podem ser causadas apenas pelo calor ou pelo fogo se engana. Além da eletricidade o contato com alguns produtos químicos, a radiação, a exposição aos raios solares e o frio são capazes de provocar queimaduras. E nesse artigo nós iremos mostrar alguns tratamentos naturais para aliviar as dores causadas pelas queimaduras.

Um dado interessante é que o corpo humano tem a capacidade de suportar até 40ºC. Vale ressaltar que existem diversos tipos de queimaduras, tanto que as mesmas são dividas em graus. Dependendo da lesão na pele, é recomendado procurar o hospital podendo ser necessário passar pelo procedimento de raspagem.

Confira:

Casca de banana

Foto: Ativo Saude: A casca de banana contribuem para o tratamento das queimaduras, inclusive evitado o aparecimento de bolhas no local afetado.

Uma das substâncias presentes na casca da banana é a leucociandidina, que tem seu principal uso em lesões e nas queimaduras. Com a presença dela e usada para tratar queimaduras, ela é capaz de tornar o processo de cicatrização mais rápido e não permite o surgimento de bolhas.

Ingredientes

1 casca de banana

Uso

Pegue a casca de banana e coloque no local da lesão com a parte interna dela, com uma gaze cubra a região. Depois de duas horas, substitua a casca de banana. Faça o uso desse método várias vezes durante o dia.

Gel de Babosa

Além de hidratar a pele e ser usado para diversas outras coisas, o gel da babosa também pode ser utilizado para aliviar os sintomas das queimaduras.

Com diversos benefícios para a pele e cabelo, e até mesmo para auxiliar na digestão, a babosa ou aloe vera também auxilia no tratamento de queimaduras. Isso por que o gel dentro de suas folhas atua como hidratante e é capaz de acalmar a irritação na pele, contribuindo para uma melhor cicatrização e aliviando a dor causada pela queimadura.

Ingredientes

1 folha de babosa

Uso

Primeiro tire os espinhos da folha e depois a corte ao meio. Em seguida raspe o gel do interior da folha e com uma gaze para faça uma compressa e coloque sobre a queimadura. O medicamento com o gel de babosa tem que ser trocado no mínimo duas vezes durante o dia.

Cataplasma de Alface

Foto: Pão de Açúcar/ A Alface também contribui para tratar as queimaduras.

Usada geralmente nas saladas e em dietas balanceadas para quem busca perder peso, a Alface também ajuda no tratamento de queimaduras. No caso dessa verdura, o seu melhor uso é feito, quando a lesão foi causada pela alta exposição ao sol. Além disso suas propriedades também são capazes de fazer com que a pele fique mais jovem.

Ingredientes

3 folhas de alface

2 colheres de azeite

Preparo e Uso

Em um recipientes coloque a alface e depois adicione o azeite, misture bem, depois faça uma compressa e aplique sobre a queimadura. Troque o medicamento pelo menos duas vezes durante o dia.

Óleo essencial de lavanda

Foto: Beleza e Saúde/ O óleo de Lavanda tem propriedades antissépticas e analgésicas, que trata as queimaduras.

Além dos três já citados anteriormente, o óleo de lavanda também ajuda a aliviar os sintomas das queimaduras. Isso se deve ao fato do mesmo ter propriedades antissépticas e analgésicas, e ele também contribui para que o corpo não fique com cicatriz na região afetada.

Ingredientes

1 xícara de óleo de lavanda

Uso

Seu consiste em fazer uma aplicação do óleo sobre a pele afetada pela queimadura, mas, sem cobrir a mesma. E ao longo do dia repita o procedimento.

Mel

FOTO: Revista Exame: O Mel é capaz de desinfetar e hidratar, sendo um grande aliado para o alivio das queimaduras.

O seu uso aqui vai contribuir para que os fluidos dos tecidos sejam extraídos, promovendo a limpeza da área afetada. Além disso o mel, tem propriedades que contribuem para a cicatrização do local e desinfetar as feridas. Por fim a seus componentes irão contribuir para hidratar a pele e auxiliar em sua regeneração.

Ingredientes

1 xícara de mel

Uso

Coloque o mel na queimadura, deixe secar e não use nenhum tipo de tecido para cobrir o local. Faça o uso deste método ao longo do dia, acelerando a cicatrização.

Vinagre

Foto: Abril/ O Vinagre pode ser usado para aliviar os sintomas das queimaduras.

Entre as principais propriedades do vinagre estão as adstringentes e antissépticas. Ao ter em sua elas as sua disposição, o Vinagre pode ser usado no tratamento de queimaduras pequenas e para prevenir alguma infecção. O ideal é fazer o uso do vinagre para o tratamento das queimaduras de primeiro e segundo grau.

Ingredientes

1 xícara de vinagre

Uso

Aplique o vinagre na região afetada e deixe agir por no mínimo uma hora. Repita o processo várias vezes ao longo do dia, pois, irá contribuir para uma regeneração e cicatrização mais rápida do local lesionado.

Água Fria

Foto: Espaço do Conhecimento/ Podemos tanto usar a água fria ou compressas para aliviar a dor causada pelas queimaduras.

Assim que sofremos a queimadura, a primeira coisa que buscamos é água fria, para aliviar a dor. Além de colocar disso, podem ser feitas compressas frias, para serem aplicadas no local afetado.

Uso

Mergulhe ou coloque água fria na parte afetada pela queimadura. Caso não queira proceder desta maneira, basta aplicar compressas frias na região afetada.

Fonte: Melhor com Saúde; Tua Saúde