,

Como prevenir o Câncer de Mama

Campanha mundial de prevenção ao tumor começou nesta hoje e vai até o dia 31 de outubro

Fota: Opas/ Campanha mundial de conscientização e prevenção do Câncer de Mama, teve início hoje (01/10) e vai até o dia (31/10)

Existem diversos tipo de câncer no mundo, entre eles está o câncer de mama, que atinge o público feminino. Entre os vários tipos que existem, no Brasil, para se ter ideia, está o Câncer de Mama. Sendo o terceiro que mais leva a óbito em nosso país.

Para quem ainda não tem conhecimento sobre o que é o Câncer de Mama. Ele é um caroço que se forma nas células das mamas. E que no caso de não ter o diagnóstico precoce, pode levar a mulher a perder a mama ou a própria vida.

E nós estamos agora no mês de outubro, o qual passou a ser conhecido mundialmente, como outubro rosa. O outubro rosa nada mais é, do que a iniciativa de promover a conscientização sobre o câncer de mama e sobre como prevenir o aparecimento dele.

Foto: Prefeitura de Embu das Artes/ Outubro rosa, mês de conscientização e prevenção do Câncer de Mama.

Neste artigo, nós iremos mostrar algumas maneiras de prevenir o câncer de mama. Só para se ter uma ideia em média 70% das mulheres são diagnosticadas com o problema.

Confira:

Pratica de atividade física

Foto: O Taboanense/ Exercícios físicos contribuem para evitar o aparecimento do câncer de Mama.

É importante a pratica de qualquer atividade física, para termos uma saúde melhor. E a sua pratica diária contribui também para evitar o aparecimento de certas doenças, entre ela o câncer de mama. Isso por que com as atividades físicas, o corpo feminino irá manter os níveis de estrogênio equilibrados, pois, este hormônio é considerado por muito a chave para que a mulher mantenha uma vida saudável.

Manter o peso

Pode até pensar que o peso não tem nada haver com isso. Entretanto ao manter o peso, pode evitar o aparecimento do câncer de mama. Principalmente em mulheres que já chegaram a menopausa, pois, como elas não produzem mais os hormônios responsáveis pela reprodução, o risco de desenvolver o câncer nas mamas é ainda maior. O que prejudica também em relação a estar acima do peso, é que a possibilidade do problema ser ainda mais agressivo, também é maior.

Diminuir o consumo de bebida alcoólica

Foto: Onnels/ A bebida alocoólica deve ser evitada, para diminuir os riscos do Câncer de mama se desenvolver.

Como tudo em excesso faz mal, diminuir a ingestão de bebida alcoólica é uma boa saída para evitar o desenvolvimento do câncer de mama. Pois, embora tenhamos uma sensação de alegria ao consumir essas bebidas, elas tem um impacto desagradável a nossa saúde.

Amamentar

Foto: Tua Saúde/ Ao amamentar diminui o risco de desenvolver o tumor.

Uma das vantagens que a mulher tem ao amamentar o filho, pelo período mínimo de seis meses, é reduzir as chances do tumor nas mamas se desenvolver. Isto porque, ao amamentar a crianças as glândulas mamárias estarão sendo estimuladas, e a quantidade de hormônios em sua corrente sanguínea diminui.

Faça o autoexame mensal

Foto: Portal Boa Vontade/ Fazer o autoexame, também é uma maneira de se prevenir.

É importante que a mulher procure saber se tem alguma coisa de errada com o seu corpo. Por isso uma das dicas, é fazer o autoexame todos os meses, para ver se não há nenhum caroço nas mamas.

Mamografia

Foto: Vix/ Caso note alguma alteração nas mamas, o médico deve ser consultado e a mamografia, vai mostrar se é o tumor ou não.

Caso não consiga detectar nenhuma mudança na mama, através do autoexame, ou encontre alguma alteração. Para confirmar o câncer, é preciso procurar o médico e passar pelo exame de mamografia, o qual vai determinar se o caroço encontrado nas mamas é proveniente do câncer ou não.

O ideal é que após os 50 anos, esse exame seja feito anualmente. No entanto é preciso verificar também o histórico familiar, para ver se nenhum parente, sofreu com este tumor. Caso tenha casos na família, o exame deve começar a ser realizado após os 40 anos. Através da identificação do câncer pela mamografia, o risco de morte pelo câncer de mama pode ser diminuído em 30%, de acordo com estudos realizados pela revista Radiology.

Fonte: Melhor com saúde; Dicas de Saúde