,

Conheça maneiras naturais de eliminar o calcanhar rachado

O acúmulo de células mortas é uma das causas das rachaduras

Foto: Biosom/ Acabe com o calcanhar rachado, com estas dicas.

Uma pergunta será que cuidamos de todas a partes do nosso corpo de maneira igualitária? Ou será que simplesmente damos atenção apenas a uma parte e deixamos de mão outra? Faça o seguinte, você que está lendo este artigo agora, olhe para o seu calcanhar. Depois que olhou para ele, o que viu, ele estava liso ou rachado? No caso dele estar rachado você tem deixado de cuidar dessa parte do corpo, caso contrário não haveria rachaduras nele. E nesse artigo nós iremos mostrar maneiras naturais de eliminar o calcanhar rachado.

A culpa do seu calcanhar estar assim, é por que muitas vezes, nós cuidamos mais de uma determinada parte do corpo do que outra. E nesse processo, em sua maioria nos esquecemos de hidratar os pés, principalmente o calcanhar. Enquanto nós esquecemos, a quantidade de células mortas no local, tende a aumentar. O que pode ser uma das causas do calcanhar rachado.

Confira:

Limão com glicerina e água de rosas

Foto: Boa forma/ A mistura de limão com glicerina e água de rosas, é uma grande aliada no combate ao calcanhar rachado.

Os ingredientes mencionados irão atuar de duas maneiras. A primeira delas eles irão permitir que a pele danificada seja reparada, e torna-la assim suave e tendo uma textura melhor nos calcanhares. A segunda delas é que essas mistura irá reduzir o número de células mortas e de impurezas presentes nos pés.

Ingredientes

Suco de 1 limão

2 colheres de sopa de glicerina

3 colheres de sopa de água de rosas

Preparo e uso

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem. Antes de usar o medicamento natural, lave os pés com água morna e só depois aplique a mistura aos calcanhares. Espere o medicamento trabalhar durante meia hora e enxágue. Faça o processo todos os dias, até que a área afetada esteja livre das rachaduras.

Óleo de coco e bicarbonato de sódio

O creme feito com óleo de coco e bicarbonato de sódio, irá promover uma maior hidratação do local e o fim das rachaduras.

Com propriedades antibacterianas e hidratantes, a mistura entre óleo de coco e bicarbonato de sódio, irão proporcionar a criação de um creme natural para tratar o problema. Entre os benefícios desse creme estão o reparo da região afetada, a redução do número de bactérias, fungos e microrganismo que causam infecção do local.

Ingredientes

2 colheres de sopa de óleo de coco

1 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Preparo e uso

Em uma vasilha coloque todos os ingredientes e misture bem até engrossar. Passe o creme sobre os pés limpos, principalmente nas regiões do calcanhar afetadas pelas rachaduras. Deixe o creme trabalhar durante meia hora, fazendo massagens circulares no local. Use água morna para enxaguar e faça o uso deste método pelo menos três vezes por semana.

Banana e Abacate

Foto: Ativo Saude: Ao aliar a banana com o abacate, teremos um poderoso hidratante, o qual irá contribuir para acabar com calcanhar rachado

Com ambas a frutas tendo em sua composição propriedades hidratantes. O seu uso em conjunto contribuem para a reidratação do calcanhar rachado, seco ou ferido. As frutas contêm ainda, ácidos graxos e aminoácidos, que são necessários para estimular, que as células do local afetado sejam regeneradas.

Ingredientes

1/2 abacate maduro

1 banana madura

1 colher de sopa de azeite de oliva

Preparo e uso

Tire a polpa do meio abacate e amasse junto com a banana. Assim que obter uma massa, parecida com um purê, acrescente o azeite e misture. Coloque a massa sobre os calcanhares e deixe ela trabalhar por meia hora. Use água morna para enxaguar e faça o mesmo processo, todas as noites antes de dormir, até que as rachaduras desapareçam do calcanhar.

Vaselina e açúcar grosso

Foto: Fatos Desconhecidos/ A Vaselina tem diversos usos no dia a dia, entre eles está no tratamento do calcanhar rachado.

De um lado a capacidade de hidratação da vaselina, do outro a capacidade esfoliante do açúcar grosso. A mistura desses dois produtos nos da um tratamento adequado para tratar os calcanhares rachados.

Pois ao unir esses dois ingredientes teremos um poderoso creme. O qual irá remover as células mortas da pele e estimular a regeneração das mesmas. Um outro detalhe é que esta mistura, irá proporcionar a cura da lesão na área afetada.

Ingredientes

1 colher de sopa de vaselina

1 colher de sopa de açúcar grosso

Preparo e uso

Em uma vasilha coloque os dois ingredientes e misture bem, até ter uma pasta uniforme. Aplique o creme sobre os calcanhares rachados e deixe ele trabalhar durante 15 minutos. Depois basta usar água morna para enxaguar os pés, faça o procedimento todas as noites, até os rachados sumirem.

Farinha de Aveia e Mel

Foto: Bio Som/ A mistura feita de aveia e mel, vai evitar que células mortas sejam acumuladas e acabando assim com as rachaduras no calcanhar.

Uma outra maneira de evitar células mortas sobre o calcanhar e acabar com o excesso de secura deles. É usar a mistura feita de aveia caseira com mel. Esse medicamento tem antioxidantes, vitaminas e mineiras que estimulam e protegem a reparação do calcanhar rachado.

Ingredientes

3 colheres de sopa de aveia

2 colheres de sopa de mel

Preparo e uso

Em um recipiente coloque todos os ingredientes e misture bem. Com a pasta pronta, limpe os pés e esfregue o creme nas regiões afetadas. Cubra todo calcanhar e espere o medicamento trabalhar por 40 minutos. Enxágue e refaça o processo no mínimo três vezes por semana.

Mamão

Foto: Boa forma: Além de contribuir para hidratação da pele, o mamão também irá atuar na cicatrização de feridas causadas pelo calcanhar rachado.

Além dos tratamentos naturais já mencionados, nós temos outros. Um deles consiste em utilizar o Mamão, que é uma fruta com poder de manter a pele hidratada e ainda contribuir para a cicatrização de feridas causadas pelo calcanhar rachado.

Preparo e uso

O primeiro passo é cortar o mamão ao meio, em seguida tire as sementes e amasse até formar um purê. Aplique essa pasta pelo menos três vezes por dias, nas regiões afetadas pelas rachaduras e deixe trabalhar durante 15 minutos.

 

Fonte: Melhor com Saúde; Dicas de Saúde