Há alguns dias nos falamos sobre a questão de perda de memória. A qual pode ser parcial ou total, ou causada por alguma doença. Neste artigo nós iremos mostrar, uma lista de atividades que podem contribuir para manter o cérebro em forma.
Confira:

Embora muitos pensem que o levantamento de peso, possa ser apenas para tonificar o braço. Ou para ganhar massa muscular em alguma outra região do corpo. Tal atividade pode contribuir para que o cérebro mantenha-se em forma.
De acordo com estudos realizados, essa prática de exercício reduz a quantidade de homocisteína. Para aqueles que não sabem o que ela é. A homocisteína, nada mais é do que uma molécula inflamatória, que é encontrada em idosos diagnosticados com demência.
Ao fazer musculação, onde temos inserido o levantamento de peso. A atividade proporciona ao indivíduo que as células do cérebro possam ser regeneradas.
Caminhada

Uma outra maneira de lhe manter o cérebro em forma, é fazer caminhadas durante a semana. Além de ser bom para o corpo, pois, evita que a pessoa tenha uma vida sedentária, também ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro e evitando assim o seu envelhecimento.
Quando falamos da questão de melhorar as atividade desenvolvidas pelo cérebro. Tomamos como referência o estudo publicado na revista Frontiers in Anging Neuroscience. Neste estudo é feita a afirmação de que praticar uma caminhada de 40 minutos, pelo menos três vezes por semana, contribui para melhorar a conectividade do cérebro.
Além de melhorar a conexão deste órgão com outras partes do corpo. A caminhada também proporciona que as nossas funções cognitivas sejam melhoradas. E por fim é capaz de auxiliar no combate a diminuição das capacidades mentais.
Surfar

Um estudo dirigido pelo pesquisador Arthur Kramer, no Instituto de Beckman, na Universidade de Illinois, mostrou que qualquer tipo de exercício físico, que exija pensar e manter o equilíbrio é ideal para manter o cérebro em forma.
Por isto, surfar acaba se tornando um exercício ideal para melhorar a atividade cerebral. Pois, através do surf, iremos estar estimulando a propriocepção, a qual nos dá exatamente a localização de onde estão as partes de nosso corpo.
Através dessa propriocepção, os receptores ligados aos músculos, irão repassar a informação ao cérebro qual a nossa capacidade de alongamento naquele momento e a longitude.
Brincar com crianças

Uma das maneiras para trabalhar a memória é brincar com crianças. Ou com brincadeiras das quais nós fazíamos parte nessa idade. Isso por que algumas delas, era e ainda continua sendo uma maneira de exercitar a memória de trabalho.
Podemos citar entres ela subir em árvores, ou correr descalço. E ao combinarmos essas duas atividades, os resultados para o cérebro manter a sua forma, podem ser ainda melhores.
Dançar

Bom, talvez você não queira fazer nada do que foi dito acima. Por exemplo, por que adora dançar. E por falar em dança, ela é outra atividade que além de nos permitir “extravasar”, também é boa para manter o cérebro em forma.
Uma vez que ao dançar o nosso organismo irá liberar as substâncias endorfina e seretonina. Os chamados hormônios do bem-estar e da felicidade. Com a liberação deles, o nível de cortisol será estabilizado, fazendo assim com que a dança seja considerada um antidepressivo natural.
Outro grande auxilio da dança é fazer com o processo de perda do hipocampo, ou seja, da memória seja atrasado. Desta forma sendo capaz de manter a acuidade mental.
Alimentação

Outra dica importante para manter o cérebro em forma, é ter uma alimentação saudável. Com uma dita rica em fibras e com a ingestão de poucos alimentos com açúcar ou gordura, evitando assim o surgimento do diabetes ou do colesterol.
Fonte: Melhor Com Saúde; Site Curiosidades