,

Conheça os principais sintomas da anemia

Anemia, caso não seja tratada ainda no começo, pode se tornar um grande problema.

A anemia se dá quando a quantidade hemoglobina presente no sangue está em níveis extremamente baixos. Existem diversos tipos de anemia causadas por diversas deficiências de nutrientes, mas a que é responsável por cerca de 90% dos casos da doença é a ferropriva, onde o ferro não está presente como deveria em nosso organismo.

O ferro é um dos nutrientes mais importantes para nosso corpo, sendo um dos responsáveis por produzir hemoglobina. Com a escassez dele, poucas hemoglobinas são produzidas fazendo com que os músculos e tecidos não recebam oxigênio necessário para funcionar corretamente.

Existem diversas causas para a deficiência de ferro sendo as principais uma dieta pobre em ferro (dietas extremamente restritivas), doenças inflamatórias intestinais, aumento da necessidade durante a gravidez e também a perda de sangue ou hemorragia interna.

Nessa matéria vamos apresentar os principais sintomas da doença, mas você já pode aprender a combater a anemia de forma natural.

Cansaço excessivo e sem explicação

Foto: tuasaude.com

Esse é um sintoma bastante comum em diversas doenças, mas na anemia pode ser um dos principais. Como já foi dito na introdução da matéria, a baixa quantidade de hemoglobinas no sangue faz com que menos oxigênio chegue a tecidos e órgão, os privando e energia. Além disso, o coração precisa trabalhar muito mais, uma vez que ele precisa mandar muito mais sangue para todo o corpo.

Síndrome das Pernas Inquietas

Foto: tuasaude.com

Pode parecer estranho, mas a Síndrome das Pernas Inquietas está ligada a anemia de alguma forma. Cerca de 25% das pessoas com essa Síndrome também sofrem dessa doença. Para quem não conhece, essa condição faz com que a pessoa mexa as pernas de forma excessiva durante o repouso. Esse problema faz com que pessoas acabem tento péssimas noites de sono.

Pele e cabelo danificados

Foto: tuasaúde.com

Infelizmente nossa pele e cabelo não são prioridades quando nosso corpo está com grandes problemas. Como o corpo precisa mandar energia para órgãos vitais, o cabelo e nossa pele acabam esquecidos por ele, fazendo com o cabelo fique quebradiço e seco, e o ressecamento da pele.

Palpitações

Foto: tuasaude.com

Mais uma consequência do trabalho excessivo que o coração precisa fazer quando se encontra nessa condição. Felizmente maiores complicações como sopro cardíaco ou insuficiência cardíaca só acontecem quando se está há muito tempo com anemia. O tratamento nos estágios iniciais é sempre bem-vindo.

Falta de ar sem motivo

Foto: tuasaude.com

Mais uma vez temos o corpo fazendo de tudo para manter-se funcionando corretamente. Com menos oxigênio chegando aos músculos e tecidos, o organismo tenta compensar aspirando mais e mais para o corpo. Se a falta de ar se torna comum para o anêmico, atividades físicas podem ser verdadeiros pesadelos para eles.

Palidez

Foto: Instadolescente.com.br

A hemoglobina faz com que o sangue tenha a cor vermelha e consequentemente dá ao nosso corpo aquela aparência corada. Com menos glóbulos vermelhos presentes, a palidez se torna comum, até mesmo nos estágios iniciais da doença. Além do rosto se tornar pálido, lábios e gengivas também aprendem essa perda de cor.

O que achou de todos esses sintomas? Comenta aí e compartilha com todo mundo.

Fonte: Healthline, Minha Vida

Imagens: Tua Saúde, Instadolescente, Jornal Folha do Sul