,

Depressão: conheça os principais sintomas dessa doença

Depressão é algo sério e precisamos falar mais sobre isso.

A depressão é um dos grandes males da sociedade moderna. Ela já existe há um bom tempo, mas apenas nos últimos anos a sociedade está dando a devida atenção para essa doença. Dentre seus principais problemas está o preconceito. Muitas pessoas acabam não procurando especialistas por acreditarem que seja apenas “frescura”.

Para que pensamentos assim não sejam comuns, é sempre bom reconhecer os principais sintomas da depressão, uma vez que ela pode ser fatal. Com isso o Pílula Verde separou alguns dos principais sintomas de alguém depressivo. Caso você conheça alguém com esses sintomas, busque ajuda profissional, principalmente quando esses sintomas ultrapassarem 2 semanas:

Tristeza persistente

Foto: tuasaude.com

O primeiro principal sintoma da depressão é a tristeza persistente. Não se deve confundir uma pessoa deprimida com uma pessoa depressiva, apesar das características serem bastante semelhantes. Enquanto a pessoa deprimida está triste porque está tendo um péssimo dia no trabalho ou porque terminou um relacionamento, a pessoa depressiva tem essa tristeza persistente, as vezes por nenhum motivo aparente.

Desesperança e pessimismo

Foto: profissaocinefilo.blogspot.com

Pessoas extremamente pessimistas também podem estar com depressão, lembrando que deve ser entendido como um sintoma caso esteja ligado a outros dessa lista. O depressivo não acredita que algo possa melhorar e percebe que está cada vez mais afundando nos problemas e na própria doença.

Sentimento de culpa e inutilidade

Foto: desabafa.com

O sentimento de culpa exacerbado pode ser outro grande sintoma da depressão. O indivíduo acaba se cobrando por diversas coisas, sendo que na maioria das vezes ele não tem controle sobre o que está acontecendo.

Outra cosia ligada ao sentimento de culpa é a sensação de ser inútil. O cérebro depressivo acaba não enxergando suas virtudes, deixando todos seus defeitos ficarem cada vez maiores. Ela não acredita que é capaz de fazer nada e se perde cada vez mais.

Perda do interesse em hobbies e atividade de prazer

Foto: altoastral.com.br

Esse talvez seja um dos sintomas mais fáceis de serem percebidos pelos amigos e familiares da pessoa com depressão. Deixar de fazer o que ela sempre gostou repentinamente pode ser algo preocupante. Além disso, em estados mais avançados esses sintomas podem ser ainda piores. O depressivo para de buscar e fazer atividades comuns prazerosas, até mesmo sexo.

Diminuição de energia

Foto: pakuacuritiba.com.br

Pessoas deprimidas sempre estão esgotadas. Elas nunca têm vontade de fazer nada e isso pode prejudicar atividade comuns, como trabalhar, se exercitar ou mesmo deixar o ambiente ao seu redor limpo.

Dificuldade de concentrar

Foto: exame.abril.com.br

Outro sintoma comum que atrapalha o depressivo em atividades comuns. A dificuldade de se concentrar afeta diversas áreas da sua vida, principalmente no trabalho ou atividades que necessitam de muita atenção, como dirigir por exemplo.

Sono irregular

Foto: gauchazh.clicrbs.com.br

Sono irregular pode te afetar de duas maneiras: ou você pode estar dormindo mais que o necessário, ou acaba sofrendo de insônia, fazendo com que você durma menos que o necessário. O sono irregular pode estar ligado a diversos outros fatores, porém quando ligado a diversos de outros atores apresentados aqui, é preciso ficar atento.

Alimentação irregular

Foto: mundoboaforma.com.br

Esse sintoma é bem parecido com o apresentado anteriormente. Uma mudança repentina de apetite, fazendo você comer mais ou menos do que o normal, pode ser um indicativo de depressão. Alimentação também está ligado ao ganho e perda de peso, pessoas depressivas geralmente ganham muito peso ou perdem muito peso.

Inquietação ou irritabilidade

Foto: blogs.ne10.uol.com.br

Outro indicativo é a facilidade da pessoa de se irritar ou mesmo estar sempre inquieta. Essa mudança repentina de humor onde a pessoa acaba perdendo a cabeça, até mesmo por pequenas coisas, pode ser mais um sintoma da depressão.

Pensamento suicidas

Foto: pensamentoliquido.com.br

Por último temos o sintoma mais perigoso dentre todos eles, os pensamentos suicidas. É praticamente impossível que uma pessoa perceba apenas observando que seu amigo ou familiar tenha esses pensamentos. É nesse momento que muita conversa e ajuda profissional são necessários para que esses pensamentos não se concretizem.

O que achou da matéria? Conheça alguém com os sintomas da depressão? Comenta aqui e compartilha para que mais pessoas tenham acesso a essas informações extremamente preciosas.

Fonte: Psychiatry, NIMH