,

Como prevenir o aparecimento de varizes

Alguns remédios naturais podem diminuir ou acabar com as varizes.

Simplificando, varizes são deformidades formadas nas veias. Essas deformidades acontecem por dilatação da veia ou mesmo por tortuosidades que acontecem principalmente nas pernas e nos pés.

Os principais fatores de risco para a incidência de varizes são: idade avançada, históricos de varizes na família, ser mulher, gravidez, obesidade, reposição hormonal e ficar sentado ou em pé durante um tempo muito prolongado. É difícil fugir de alguns desses fatores de risco, como por exemplo os históricos familiares ou a idade, mas existem diversas formas de diminuir o aparecimento ou mesmo torna-las menos graves. Confira:

Coloque exercícios na sua rotina

Foto: tusaude.com / Exercícios, mesmo que sejam leves, devem ser colocados em sua rotina.

Todos deveriam ter exercícios em sua vida, pois além de trazer diversos benefícios para sua saúde, também ajudam a prevenir o aparecimento de varizes. Outra opção para quem não curte caminhada ou corrida, é fazer yoga. Existem diversas posições que podem te ajudar contra essa mal.

Tente não ficar períodos prolongados em pé ou sentado

Foto: tuasaude.com / Ginastica elaboral é sempre bem-vinda no trabalho.

Seja sentado ou em pé, tempos muitos longos em apenas uma posição faz com que a pressão nas veias aumente. Isso por fim pode levar as tão temidas varizes. Caso esteja em uma viagem muito longa, tente parar para dar uma pequena caminha e “esticada” nas pernas. Caso esteja no trabalho, pequenos exercícios podem ajudar como alongamento do tornozelo e das pernas.

Use meias de compressão

Foto: tuasaude.com / É sempre bom verificar um médico para saber qual é a compressão perfeita para você.

Isso já é para quem fica diversas vezes com os pés e tornozelo inchados e também para quem já tem histórico de varizes na família. Existem diversos níveis de compressão e todas elas vão depender de como são seus problemas. Câimbras e dores podem ocorrer em pessoas que utilizam esse tipo de meia.

Esteja em forma

Foto: tusaude.com / Alimentação balanceada e exercícios podem ser o melhor remédio contra as varizes.

Como já foi dito no início do texto, obesidade pode ser um fator de risco para o desenvolvimento das varizes. Caso o fator histórico família seja presente na sua vida, é sempre bom tomar cuidado com todos os outros fatores. Levar um estilo de vida saudável, com uma dieta bem equilibrada e com exercícios sempre na sua rotina, podem ajudar muito na batalha contra as varizes.

Pare de fumar

Foto: tuasaude.com / Procurar ajuda para parar de fumar é uma boa alternativa.

Não existem benefícios para saúde em fumar. Caso você tenha tendências a ter problemas com varizes, essa é apenas mais uma razão para você acabar com esse vício. Algumas das toxinas presentes no cigarro tem o efeito de engrossa o sangue. A tendência de artérias estreitas se tornarem varizes com o um sangue mais espesso é ainda maior.

E aí, o que achou de todas essas dicas? Você tem problemas com varizes? Comenta aí compartilha com todos.

Imagens: Tua Saúde, Perdendo Barriga

Fonte: Healthline