,

Como tratar gengivite naturalmente

Gengivite é uma das principais causas da perda dos dentes entre adultos.

A gengivite nada mais é que uma inflamação nas gengivas. Ela é causada, na maioria das vezes, por infecção bacteriana. Caso essa doença não seja tratada devidamente, ela pode evoluir para uma periodontite, que junto com a gengivite são as principais causas das perdas de dentes em adultos.

Todo o processo acontece primeiramente pelo acumulo de bactérias no pequeno espaço entre as gengivas e os dentes. Esse acumulo de bactérias é chamado placa bacteriana e caso não seja tratada, se solidifica e se torna o tártaro. A partir disso o paciente pode desenvolver a gengivite.

Os sintomas são gengivas vermelhas, sangramento, dor ao mastigar, dentes soltos (casos mais graves), dentes sensíveis, entre outros.

Apesar da falta de higiene bucal se um dos principais causadores de gengivite, existem outros fatores que facilitam o aparecimento dessa doença. Dentre eles estão: fumar ou mascar tabaco, diabetes, dentes tortos, gravidez, imunidade baixa (principalmente ocasionado pelo HIV/AIDS) e fatores genéticos.

Felizmente ela tem tratamento e nessa matéria vamos apresentar alguns remédios naturais para ajudar no tratamento da gengivite. Confira:

Limão

Foto: tuasaude.com /O limão também equilibra o pH da boca combatendo mau hálito.

Uma ótima opção é o limão, já que ele é antibacteriano, que é o que causa a gengivite. A receita é bastante simples:

  • 1 limão médio
  • 200 ml de água morna

Esprema o limão na água e faça gargarejo com líquido durante alguns minutos. Para ter o melhor resultado, faça isso diariamente e deixa o líquido na boca por pelo menos dois minutos.

Água salgada

Foto: tusaude.com / Água com sal além de melhorar gengivite, alivia as dores e também o mau hálito.

Outra alternativa é a água salgada. Um estudo de 2016 mostrou que uma lavagem diária com água com sal pode ser muito benéfica para quem tem gengivite. A receita não poderia ser mais simples:

  • ½ colher de sal
  • 200 ml de água morna

Faço bochecho durante 30 segundos e jogue fora. Repita o processo diariamente.

Óleo de capim-limão

Foto: tuasaude.com / O óleo de capim-limão pode ser muito potente, então nas primeiras utilizações coloque mais água que o indicado.

Um estudo de 2015 mostrou que o óleo de capim-limão é uma ótima alternativa para um enxaguante bucal, além de diminuir as dores e os sintomas da gengivite.

  • 2 gotas de óleo essencial de capim-limão
  • 200 ml de água morna ou em temperatura ambiente

Basta misturar e bochechar a mistura por alguns segundos. Ele vai ajudar a diminuir o nível de placa e consequentemente a gengivite.

Cravo

Foto: tuasaude.com / Não utilize o cravo durante grandes períodos de tempo.

Estudos comprovam que o cravo tem um potencial incrível para reduzir a placa bacteriana e reduzir a inflamação, uma vez que ele tem propriedade antivirais e antioxidantes. Para esse você vai apenas precisar de uma colher de cravos e um algodão.

Pique o cravo em pequenos pedaços, utiliza um algodão úmido para pegar os cravos e passar nas gengivas. Deixe agir durante pelo menos um minuto e enxague com água.

Óleo de coco

Foto: tuasaude.com / Óleo de coco também ajuda a branquear os dentes.

O óleo de coco é um alimento incrível que também pode te ajudar com a gengivite. Pesquisas de 2015 mostraram que o óleo reduz significativamente a placa bacteriana, também diminuindo os sinais de gengivite. Para utiliza-lo, basta apenas colocar duas colheres na boca e bochechar entre 15 a 30 minutos.

É importante não engolir o líquido, uma vez que ele vai estar cheio de bactérias que você acabou de retirar das gengivas.

O que achou de todas essas dicas? Comenta aí e compartilha com todo mundo que precisa saber desses milagres dos remédios naturais.

Imagens: Tua Saúde, Dr. Cláudio Romagnoli

Fonte: Healthline, Panorama Farmacêutico