, ,

Conheça os benefícios do ômega 3

O ômega 3 muitas vezes é colocado de lado na dieta, mas não deveria.

Você provavelmente já ouviu falar sobre o ômega 3, também conhecido no mundo fitness como óleo de peixe. Ele traz diversos benefícios para seu corpo, alguns até mesmo que você nunca imaginou. Antes de mostrarmos alguns efeitos de consumi-lo diariamente em sua dieta, vamos mostrar as formas mais fáceis de consumir esse óleo.

A ingestão dele muitas vezes acontece pela falta de alguns alimentos na dieta, como peixes gordurosos. Para muitos eles podem estar fora do orçamento, e caso essa seja seu caso, suplementos em cápsulas podem ser sua salvação. Também temos opções vegetarianas para o ômega 3, elas são: sementes, vegetais escuros e nozes.

Agora confira os incríveis benefícios do ômega 3:

Contra depressão e ansiedade

Foto: tuasaude.com.br / Consuma alimentos e suplementos ricos em ômega 3 diariamente.

Depressão e ansiedade são uma das doenças mentais mais comuns no mundo. Na primeira o indivíduo acaba sentindo uma tristeza extrema que pode levar até a morte. Na segunda temos um transtorno onde ataques de pânico podem acontecer, transformando até mesmo a convivência social difícil. Felizmente o ômega 3 pode ajudar nesses dois casos.

Pessoas que consomem diariamente esse óleo acabam tendo menores chances de desenvolver ambas as doenças. Estudos também mostraram que os sintomas das duas doenças podem ser combatidos com a utilização diária dele. Isso acontece por um dos ácidos graxos presentes no ômega 3, o EPA, que é bastante eficaz principalmente contra depressão.

Melhora a saúde dos olhos

Foto: tuasaude.com / Consumir diariamente reduz o risco da degeneração macular, que pode causar danos permanentes aos olhos.

Outro ácido graxo presente no óleo de peixe é o DHA, que é um componente estrutural importantíssimo para a retina. Caso não tenha o DHA em quantidades suficientes no seu corpo, problemas de visão podem surgir.

Melhora a saúde do feto e da mãe

Foto: tuasaude.com / Consulte seu médico ou nutricionista para verificar a quantidade correta a ser tomado.

Tomar ômega 3 é crucial para o bom desenvolvimento do feto, uma vez que o DHA ajuda tanto no desenvolvimento do cérebro, quanto no desenvolvimento dos olhos da criança. Com um cérebro mais forte, a criança pode ter inúmeros outros benefícios como: maior inteligência, melhor comunicação e habilidade sociais, diminuição do risco de TDAH, menos problemas comportamentais e diminuição do risco de retardo mental.

Combate inflamação

Foto: tuasaude.com / Inflamações crônicas podem contribuir para doenças cardíacas, câncer, entre outros.

A inflamação é um processo natural do corpo, mas nem sempre nosso corpo acerta. Existem casos onde a inflamação se estende mais do que deveria se tornando crônica. Os ácidos graxos presentes no ômega 3 podem impedir que esses problemas aconteçam, fazendo que nosso corpo funcione de forma correta.

Pode reduzir o risco de declínio mental ligado ao Alzheimer

Foto: tuasaude.com / Apesar de já existirem estudos mostrando relação entre o ômega 3 e a diminuição Alzheimer, ainda são necessários muito estudo nessa área.

Estudos associam o ômega 3 a desaceleração do declínio mental, que avança junto com a idade. Esse problema está ligado a diversas doenças, como por exemplo o Alzheimer. Pessoas também que consome peixes gordurosos, apresentam mais massa cinzenta no cérebro. Isso está relacionada ao processamento de memórias, informações e emoções.

Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer

Foto: tuasaude.com / Além de ajudar a prevenir, pode ajudar nos sintomas, como dito anteriormente no item sobre inflamações.

Uma das doenças mais temidas pela população é o câncer, principalmente porque ele é silencioso. Felizmente já existem diversas pesquisas que nos ajudam a preveni-lo e o ômega 3 está no meio de algumas delas.

Consumir óleo de peixe diariamente pode reduzir em 55% de chances o risco de ter câncer de cólon por exemplo. O consumo também está associado a redução do câncer de mama em mulher e o câncer de próstata em homens.

Podem melhorar o seu sono

Foto: tuasaude.com / O DHA é responsável pela estrutura da sua pele, logo consumir o ômega 3 ajuda na saúde da mesma.

O óleo de peixe ajuda a deixar a pele mais macia, úmida, flexível, além de diminuir o aparecimento de rugas. Outro ácido graxo presente nele, o EPA, traz diversos benefícios para sua pele. Dentre eles estão: melhor hidratação para sua pele, reduz o envelhecimento prematura da pele e reduz o risco de acne.

E aí, vai consumir ômega 3 todo dia depois de todos esses benefícios? Comenta aí e compartilha com todo mundo.

Fonte: Healthline

Foto: Tua Saúde