,

Conheça os benefícios do óleo de coco

Óleo de coco aumenta o colesterol bom e ainda ajuda no emagrecimento.

É impossível entrar em qualquer site sobre saúde e boa forma sem pelo menos ver algum elogio ao óleo de coco. Esse produto vem se consagrando como uma das melhores gorduras encontradas em qualquer lugar. Ele até é classificado como um “superalimento”, uma vez que traz diversos benefícios para o corpo.

Como o próprio nome já diz, ele é extraído da fruta do coco, seja ele seco ou fresco. O óleo geralmente é encontrado em seu estado líquido, mas quando levado a baixas temperaturas, pode ficar sólido, não interferindo em seus benefícios para a nossa saúde. Sem mais delongas, vamos aos principais benefícios de consumir óleo de coco todos os dias. Confira:

Propriedade medicinais

Foto: tuasaude.com / Gorduras saturadas podem ser vistas como vilãs, mas não as do protagonista da nossa matéria.

O óleo de coco é recheado de gorduras saturadas, mas não se engane, elas são boas para nós. Nesse alimento temos triglicerídeos de cadeia média, assim eles são absorvidos pelo corpo de forma mais simples pelo fígado se transformando em cetonas. As cetonas podem ter benefícios poderosos para o cérebro, tendo o potencial de tratamento para epilepsia, doença de Alzheimer, entre outras.

Aumenta a queima de gordura

Foto: tuasaude.com / Alimentos que ajudam na queima de calorias são sempre bem-vindos para quem quer perder alguns quilinhos.

Parece que ele realmente é um “superalimento”, pois além dos diversos benefícios, ele ainda ajuda na queima de gordura. Isso acontece se forma bastante simples: os triglicerídeos de cadeia média presentes no óleo de coco, segundo estudos, aumentam o consumo de calorias do corpo em cerca de 5%. Uma pessoa que queima geralmente 2000 calorias, queimaria 2100 calorias consumindo entre 15 a 30 gramas dele diariamente.

Ajuda a eliminar alguns microrganismos

Foto: revistamarieclaire.globo.com / Óleo de coco também pode ajudar a matar diversos organismos vivos e maléficos para nosso corpo.

Cerca de 50% do óleo de coco é representado por ácido láurico, que digerido se torna uma sustância chamada monolaurina. Tanto o ácido por si só como na transformado na substância apresentada, podem matar alguns organismos nocivos para o nosso corpo. Dois exemplos são a bactéria Staphylococcus aureus e a levedura Candida albicans.

Diminuição do apetite

Foto: tuasaude.com / Trazer o óleo de coco para o seu cotidiano poderia fazer com a perda de peso seja ainda mais fácil.

Além de ajudar na queima de gordura, ele também faz com que você sinta menos fome e consequentemente ingira menos calorias. As mesmas cetonas apresentadas no primeiro item, também ajudam na inibição do apetite. Um estudo feito com diversos homens da mesma idade e com estilos de vida diferentes, mostrou que o grupo que consumia óleo de coco acabava consumindo menos calorias durante o dia.

Aumenta o bom colesterol

Foto: tuasaude.com / Usado diariamente traz benefícios jamais imaginados, principalmente se tratando de um óleo.

O colesterol HDL é mais conhecido como o colesterol bom para o nosso corpo, sendo produzido por nós mesmos. Para aumentar ele é necessário estar em forma, praticar exercícios e também consumir menos gorduras ruins. Por incrível que pareça, um estudo mostrou que mulheres que tinham óleo de coco em sua dieta aumentavam a produção HDL e diminuíam a produção de colesterol LDL (o colesterol do mal).

Ótimo para cabelos e pele

Foto: tuasaude.com / Existem diversas formas alternativas para usar o óleo de coco sem consumi-lo.

Se você acreditava que basta incluir o óleo de coco na comida para ter todos seus benefícios, você está enganado. Fazer um banho de óleo no cabelo ou mesmo utiliza-lo na pele pode melhorar consideravelmente cada um deles. Enquanto o cabelo ficara mais hidratado, a pele ficara mais macia.

E aí, o que achou de todas essas dicas? Comenta e compartilha com todo mundo.

FonteHealthline

Foto: Marie Claire, Tua Saúde, Exame