,

Como acabar com a gordura no fígado?

Esse problema de saúde pode ser silencioso, porém muito perigoso.

A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) é conhecida popularmente como “gordura no fígado”. Ela acontece quando o fígado acumula gordura, geralmente causada pelo excesso de peso. Pessoas magras também podem apresentar esse problema, principalmente se a pessoa for sedentária e não tiver uma alimentação balanceada.

Estudos mostram que cerca de 30% da população ocidental sofre desse problema, o que é bastante preocupante. Apenas pelo fato de existir gordura em excesso no fígado, as chances de doenças cardíacas ou vasculares, aumentam em 2 vezes. Caso não seja tratado o quanto antes, a pessoa pode desenvolver hepatite e por consequência uma cirrose.

Felizmente ela é tratável e o paciente precisa perder alguns quilinhos para que isso aconteça com uma boa dieta. Hoje vamos apresentar algumas dicas que facilitam nessa perda de gordura do fígado, mas é sempre importante dizer que um especialista precisa ser consultado. Os principais sintomas desse problema são: desconforto abdominal, cansaço e mal-estar.

Agora confira alguns alimentos para incluir na dieta para acabar com a gordura no fígado:

Beba café

Foto: tuasaude.com / O café também é um ótimo termogênico, que ajuda a perda de peso.

Estudos mostram que quem consome café diariamente tem menos danos no fígado. Os elementos presentes no café, principalmente a cafeína, acabam diminuindo a quantidade de enzimas hepáticas anormais.

Chá verde

Foto: tuasaude.com / Chá verde também abaixa o colesterol e te ajuda a ter uma boa noite de sono.

Apesar de pesquisas ainda serem necessárias para comprovar sua eficácia, o chá verde pode ser uma ótima opção para quem sofre desse problema. Ele age reduzindo o armazenamento de gordura presente no fígado.

Azeite vs manteiga e gordura

Foto: tuasaude.com / Azeite pode ser um ótimo tempero para saladas.

Cozinhar com margarina, manteiga, gordura animal ou óleo vegetal, podem ser verdadeiro vilões para quem tem gordura no fígado. Substituir tudo isso por azeite é a melhor opção, principalmente pelo ômega 3 presente nele. Uma pesquisa afirma que o azeite de oliva pode ajudar a diminuir os níveis de enzimas hepáticas.

Tofu

Foto: tuasaude.com / Existem diversas receitas para colocar tofu, como por exemplo uma salada.

Mesmo que você não seja vegetariano, o tofu é uma ótima opção para quem tem gordura no fígado em excesso. A proteína da soja, que está bastante presente no tofu, reduz o acúmulo de gordura no fígado. Esse alimento também tem uma baixa quantidade de gorduras e um alto percentual de proteína, o que é um prato cheio para quem precisa de uma dieta urgentemente.

Abacate

Foto: tuasaude.com / Usar o abacate em vitaminas ou pratos salgados é sempre indicado.

O abacate é rico em gordura, porém é uma boa gordura. As substâncias químicas presentes no fruto podem retardar os danos ao fígado. Além de ser um alimento bastante versátil, sendo usado tanto para doces como para salgados, ele ajuda no controle do peso. Esse controle vem das fibras presentes, que ajudam na sacies.

E aí, o que achou de todas essas dicas? Comenta aí e compartilha com todo mundo que precisa dessas dicas.

Fonte: Healthline, Diabetes.org

Imagem: Dicas de Mulher, Tua Saúde