, ,

Como aliviar as dores nos joelhos?

As dores nos joelhos podem incomodar até mesmo quem nunca sofreu uma lesão.

Você provavelmente já sentiu ou conhece alguém que já reclamou de dores nos joelhos. Ela é bastante incômoda, uma vez que você precisa utilizar seus joelhos em quase todos os momentos do seu dia.

As causas são mais variadas possíveis, desde um simples cansaço após um dia longo de trabalho, passando por uma tendinite ou bursite, até uma lesão no joelho como luxação da patela ou uma distensão nos músculos que envolvem o joelho.

Felizmente dores nos joelhos não são incuráveis e existem diversas coisas que você pode fazer para diminuir essas dores. Hoje a Pílula Verde vai mostrar algumas formas de aliviar esse problema no joelho, mas é bom lembrar que um médico sempre é a melhor opção, uma vez que ele vai tratar a causa das dores. Confira:

Fique de olho do seu peso

Foto: tuasaude.com / Diminuir açúcar e gorduras junto com exercício de baixo impacto as articulações é uma ótima opção.

Seus joelhos aguentam todo o seu peso corporal e caso você esteja obeso ou acima do peso, todo impacto será ainda maior. Muitas lesões acontecem com esse grupo de pessoas simplesmente por existir esse estresse maior nas articulações. Perder alguns quilinhos, mesmo que sejam poucos, já podem ajudar seus joelhos a terem uma vida mais saudável e com muito menos dores nos joelhos.

Descanse, mas não demais

Foto: tusaude.com / Pilates podem ser um grande aliado para quem sofre com dores nos joelhos.

Após alguma lesão ou uma dor intensa no joelho, é sempre bom se manter em repouso. A melhor maneira de saber o quanto descansar é procurar um médico, uma vez que ele te dá o tempo correto até que você tenha que começar a fortalecer seu joelho. Caso você fique de repouso mais que o necessário, seu joelho pode ficar ainda mais fraco que o normal e a recuperação pode ser ainda mais difícil.

Gelo, compressão e elevação

Foto: tuasaude.com / No caso de lesões a compressa fria ou gelada é sempre a melhor opção.

Esse método serve principalmente para quem teve uma lesão como luxação da patela. Colocar gelo pelo menos três vezes ao dia é extremamente importante para a recuperação. A compressão e elevação também podem ajudar na dor e também em diminuir o tempo que você ficara de repouso. Pessoas que não sofreram lesões, mas sentem dores nos joelhos, também podem utilizar esse método.

Considere acupuntura

Foto: tuasaude.com / Tratar problemas de saúde com pontos de pressão do corpo ainda precisa ser muito popularizado.

Muitas pessoas ainda têm preconceito com as famosas agulhinhas em pontos precisos do corpo, mas isso precisa mudar. Nós dias de hoje existem profissionais especializados em acupuntura em diversos lugares e essa pode ser uma ótima saída para você diminuir, ou mesmo acabar, com as dores que você sente nos joelhos.

Fortaleça seus músculos

Foto: tuasaude.com / Converse com seu treinador para indicar os melhores exercícios para fortalecer esses músculos.

Um dos principais problemas que até podem levar a lesões como luxação da patela, são músculo das coxas fracos. Os músculos do quadríceps, que são 4 no total, precisam estar bem fortalecidos para que nenhuma lesão ocorra. Para fortalece-los, você precisa de um fisioterapeuta, principalmente após uma lesão. Procurar alguns exercícios para fazer em casa também podem diminuir as dores.

Não tenha medo de usar uma muleta ou qualquer suporte

Foto: tuasaude.com / Uma ótima alternativa para quem sofreu com lesões.

Usar muletas e suporte para diminuir o estresse em um joelho que sofreu luxação ou apenas está dolorido, pode ser uma ótima opção. Só não use por um longo tempo, uma vez que você precisa fortalecer seu joelho e uma forma de fazer isso é caminhando.

E aí, o que achou de todas essas dicas? Você sente dor nos joelhos ou conhece alguém que sente? Conta aí para gente nos comentários.

Fonte: WebMed, Minha Vida

Imagens: Hong, Tua Saúde