,

Conheça os benefícios de consumir gengibre todos os dias

Gengibre tem propriedade naturais incríveis.

Para quem nunca ouviu falar, o gengibre é uma planta onde geralmente são utilizados sua raiz e seu caule. Ele é um ingrediente extremamente saboroso que não é muito utilizado na culinária brasileira, sendo muito presente na culinária asiática ou mesmo na culinária indiana.

Você pode encontra-lo em diversas formas para consumir, como por exemplo o em pó ou mesmo a própria raiz fresca. Além de ser extremamente saboroso, ele também possui diversas propriedades que deveriam ser exploradas por todo mundo.

Hoje nós iremos mostrar alguns motivos que irão te fazer consumir gengibre todo santo dia. Confira:

Ele possui gingerol

Foto: tuasaude.com / Você pode usar gengibre em pó, seco, em óleo e fresco.

O sabor e a fragrância do gengibre são frutos do gingerol, que é um óleo natural presente na raiz e caule. Esse é o grande diferencial do alimento, sendo um poderoso anti-inflamatório, além de ser um ótimo antioxidante.

Pode baixar os níveis de colesterol

Foto: tuasaude.com / Sua versão em pó é uma ótima opção para marinadas.

O colesterol ruim é um grande vilão que está presente na vida de muitas pessoas. Felizmente o gengibre pode ajudar a resolver esse problema, simplesmente por inclui-lo em sua dieta.

Um estudo foi feito com 85 pessoas e durou cerca de 45 dias. Todas essas pessoas sofriam de colesterol alto e por dia elas consumiam 3 gramas de gengibre em pó. Isso fez com que todos tivessem os níveis de colesterol diminuídos consideravelmente.

Protege contra a doença de Alzheimer

Foto: tuasaude.com / Você pode consumir ele fresco como ingrediente para bebidas alcoólicas.

É inevitável que nosso cérebro comece a apresentar problemas com o passar da idade. O estresse antioxidante junto com inflamação crônica podem acelerar esse processo, o que pode impulsionar também a doença de Alzheimer.

O gengibre, que possui ações antioxidantes e compostos bioativos, podem atrasar ou mesmo acabar com esses problemas que acontecem no cérebro.

Outro ponto positivo é que a raiz pode melhorar a função cerebral. Um estudo feito com 60 mulheres de meia-idade, mostrou que a reação no trabalho e sua memória melhoraram após consumirem extrato de gengibre diariamente.

Ajuda contra náuseas

Foto: tuasaude.com / Apesar de melhorar as náuseas, ele não teve efeito em episódios de vômito.

As náuseas podem ser causadas por diversos motivos. Mulheres quando estão grávidas, quando alguém fica enjoado por conta do balando do mar, náuseas por conta do pós-cirúrgico e até mesmo por conta de quimioterapia. O gengibre pode ajudar em todos esses casos, sendo altamente eficaz.

Diversos estudos que foram feitos com mais de 1000 mulheres, constaram que 1,1 a 1,5 gramas de gengibre diariamente pode reduzir bastante as náuseas. É sempre com procurar um médico antes de consumir uma grande quantidade.

Acelera o metabolismo

Foto: tuasaude.com /Chá de gengibre é uma ótima opção em qualquer momento do dia.

O gengibre é bastante conhecido no mundo fitness por acelerar o metabolismo. Quanto mais acelerado o metabolismo for, mais colorias ele vai gastar e com uma alimentação adequada, a perda de peso pode acontecer com mais facilidade.

É bom lembrar que ele sozinho não faz milagres, então é sempre bom ter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios diariamente e procurar outras formas de aumentar seu metabolismo.

É um poderoso antidiabético

Foto: tuasaude.com / Essa raiz também ajuda na diminuição de dores musculares.

Apesar das pesquisas relacionando a diabetes e o gengibre serem novas, já existem resultados bastante promissores. Um estudo de 2015 foi feito com 41 participantes diabéticos, sendo instruídos a consumir cerca de 2.2 gramas de gengibre diariamente. No final do estudo percebeu-se que o nível de açúcar no sangue tinha diminuído cerca de 12%.

É bom ressaltar que isso é apenas um estudo pequeno e muito mais precisa ser pesquisado sobre as propriedades do gengibre em combater a diabetes.

E aí, o que achou de todas essas dicas? Comenta e compartilha com todo mundo.

Fonte: Healthline, Incrível.club

Imagem: Tua Saúde, Perdendo Barriga