, ,

Conheça os benefícios da chia

Você já ouviu falar de um alimento chamado chia? Se não, essa é a semente da planta Salvia hispânica. É uma espécie nativa bem antiga da Guatemala. A chia ganhou popularidade e tornou-se indispensável para aqueles que são adeptos à uma vida saudável. Muitos que ouvem falar, perguntam para que serve essa semente e quais são os benefícios de consumi-la.

A chia tem diversos benefícios! Já chegou a ser usada por guerreiros guatemaltecos durante suas viagens, pois segundo as lendas, uma colher de sopa da chia pode alimentar um adulto por um dia inteiro. Os guerreiros não estavam totalmente errados, pois a chia possui um valor nutritivo em demasia alto e é rica em antioxidantes.

Além disso, possui ômega-3, fibras, vitaminas, minerais como o magnésio e potássio, além de suas proteínas completas. Esse é considerado um dos poucos vegetais com um valor nutricional tão alto. Usam da semente de chia para criar um gel e usá-lo como forma de aumentar o volume dos alimentos, sem alteração no sabor ou valor calórico e nutritivo do mesmo.

Confira agora outros benefícios de consumir Chia todos os dias:

Rica em antioxidante

Foto: tuasaude.com / Você pode comer chia em iogurtes ou junto com uma vitamina.

Os antioxidantes são muito importantes para o nosso corpo. A chia é rica nesse componente. Esses antioxidantes são responsáveis pela proteção das gorduras sensíveis e também agem defendendo nossas células, pois combatem a produção de radicais livres que podem danificar as moléculas celulares, contribuindo para o envelhecimento e causando doenças como o câncer.

Muitos nutrientes e poucas calorias

Foto: tuasuade.com / 20 gramas de chia tem aproximadamente 100 calorias.

Como afirmamos anteriormente, a chia está cheia de nutrientes e possui pouco nível de gordura. Em uma pequena porção, é possível encontrar bastante fibra, proteína, gordura saudável, cálcio, manganês e fósforo. Ainda possui uma boa quantidade de zinco, vitamina B3, potássio, vitamina B1 e vitamina B2. Isso tudo dividindo espaço com apenas 101 calorias, tornando-a uma das melhores fontes de nutrientes importantes para o nosso corpo do mundo.

Proteínas de qualidade

Foto: tuasaude.com / Em 20 gramas da semente temos quase 4 gramas de proteínas.

Falando em proteína contida na chia, lembramos que são todas de qualidade. O alimento possui um bom equilíbrio de aminoácidos essenciais para o nosso corpo. Essas proteínas ainda agem como dietético e auxiliam na perda de peso. A ingestão de proteína reduz o apetite e os pensamentos obsessivos que temos, principalmente à noite. Essas sementes são realmente boas para quem busca obter um corpo perfeito.

Combate às doenças cardíacas

Foto: tuasaude.com / Outra forma de consumir essa semente é colocando em massas.

Como são ricas em fibras, proteínas e ômega-3, a chia pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. Esses benefícios foram comprovados após vários estudos. Estudos realizados em ratos comprovaram que as sementes podem diminuir os riscos, incluindo triglicérides, inflamação, resistência à insulina e gordura localizada na barriga. A chia pode ainda aumentar o nível de colesterol HDL (bom). Testes em humanos mostraram que a semente reduz significativamente a pressão arterial em pessoas com hipertensão, o que é um grande fator de risco para doenças cardíacas.

Melhora a saúde dos ossos

Foto: tuasaude.com / Misturar chia ao leite pode ser uma ótima opção.

As sementes de chia são ricas em nutrientes necessários para a melhoria da saúde óssea. Isso se dá pela quantidade de cálcio, fósforo, magnésio e proteína. Elas podem ser consideradas uma das melhores fontes desses nutrientes e a principal para aquelas pessoas que não podem alimentar-se de laticínios.

Redução do nível de açúcar no sangue

Foto: tuasaude.com / Ter uma dieta equilibrada, sempre utilizando chia, pode ser ótimo para quem tem diabetes.

Níveis elevados de açúcar no sangue causam problemas sérios, como diabetes e outros. Pode resultar ainda em problemas cardíacos e doenças crônicas. Estudos mostraram que as sementes de chia podem ajudar no controle de insulina e do açúcar no sangue, estabilizando então os níveis após uma refeição. O alimento ajuda a reduzir os riscos de todas as doenças relacionadas com esse fator.

Reduzem o nível de inflamações crônicas

Foto: tuasaude.com / Você pode substituir um ovo por uma colher de chia em preparos como bolos.

A inflamação é algo normal quando temos algum ferimento. A inflamação muitas vezes ajuda o corpo a se curar e combater as bactérias, vírus e outros agentes infecciosos, mas podem causar danos. A inflamação crônica está associada a um risco maior de doença cardíaca e câncer. Ela apresenta sinais visíveis e podem ser causada por vários fatores, como o consumo de tabaco, falta de exercício ou uma dieta pobre. No entanto, um estudo realizado em 20 pessoas mostrou que comer sementes de chia ajuda a reduzir em até 40% o risco de inflamações.

E aí, você costuma comer sementes de chia? Se não, é bom incluir na sua dieta hoje ainda, em. Compartilhe com seus amigos essa lista de benefícios.

Fonte: Healthline, Tua Saúde, eCycle

Imagens: Tua Saúde, Balsamo