,

Como ganhar massa muscular de forma natural

Para construir massa muscular você precisa de muito treino, uma boa dieta e descanso.

Muitas pessoas se esforçam diariamente para alcançar o corpo perfeito. Em meio a diversos tipos de dietas, horas de exercícios e até mesmo procedimentos cirúrgicos, há os meios naturais que podem apresentar o resultado que desejamos. Mesmo malhando, que é o meio mais comum de obter massa muscular, é preciso uma boa alimentação rica em proteína. Sem isso é quase impossível obter efeito da rotina de treino. Diversos nutricionistas especializados afirmam ainda que nutriente não é tudo, por isso é preciso um equilíbrio entre carboidrato, gordura boa, água, minerais e vitaminas diversas.

Ganhar massa muscular não é tão simples quanto pensamos, mas com uma alimentação balanceada podemos obter o resultado mais rápido do que imaginamos. Há uma variedade de coisas que irão auxiliar no ganho de massa magra. De folhas a carnes de vários tipos, podemos escolher o que comer diariamente e se sentir bem. Se você busca crescer de forma natural, acompanhe conosco essas formas de adquirir o corpo dos seus sonhos de forma natural.

Frango

Foto: tuasaude.com / O frango é extremamente versátil em receitas.

Esse é o campeão da dieta de quem quer construir massa muscular. As proteínas de origem animal são consideradas as melhores para os nossos músculos. No entanto, quando ingerida de forma descontrolada por aumentar também a gordura saturada e o colesterol. O frango, desprovido de pele, é uma das melhores opções para quem busca adicionar proteína no organismo sem colocar em risco o coração. Um bom pedaço de frango possui a proteína que precisamos e com uma porcentagem muito baixa e gordura.

Arroz com feijão

Foto: tuasaude.com / O feijão é rico em proteínas, mas pode causar gases e atrapalhar o treino.

A comida tradicional brasileira também tem seus benefícios em uma dieta para ganhar massa magra. A parceria junta os aminoácidos do feijão com os do arroz, formando então uma boa dose de proteína. A dupla perfeita dos brasileiros ajuda a reparar os músculos. O arroz, que é fonte de carboidrato ainda é capaz de fornecer energia, um combustível importante no processo de recuperação da musculatura. É recomendado consumir 1 concha e feijão e 2 colheres de sopa de arroz quatro vezes por semana.

Quinoa

Foto: tuasaude.com / A cada 100 gramas de quinoa, temos cerca de 12 gramas de proteína.

Não são muitos os vegetais que possuem a mesma quantidade e qualidade de proteína da quinoa. Cada grão do alimento carrega uma boa quantidade de aminoácidos para o nosso corpo. A quinoa ajuda no ganho de massa magra e possui baixa quantidade de gordura e açúcar. Além disso, possui uma boa quantidade de carboidrato, fibras, vitaminas e minerais. É recomendado bater com sucos de frutas naturais antes e depois do exercício.

Ovo

Foto: tuasaude.com / Consumir somente as claras reduz a gordura ingerida diariamente, porém se perde metade das proteínas contidas no ovo.

Muito se pergunta qual a melhor parte para os músculos: a clara ou a gema do ovo. Os dois são necessários. A clara é bastante rica em ovoalbumina, uma proteína formada por aminoácidos do tipo leucina. É muito fácil a absorção desses componentes. Esse tipo de efeito benéfico é obtido também através de suplementos whey protein e BCAA. A gema carrega gorduras boas, substâncias capazes de combater os processos inflamatórios provocados durante o exercício, assim facilitando a recuperação dos nossos músculos.

Banana

Foto: tuasaude.com / Banana é ótimo contra câimbras.

As frutas estão entre os alimentos mais saudáveis que podemos consumir. É recomendado, minutos antes de malhar, ingerir algo rico em proteína e a banana é uma ótima escolha. Essa fruta é prática, pois não precisa de muito preparo além de nos fornecer energia e carboidrato de forma rápida. Possui ainda potássio e mineral que age na produção de glicogênio. Comer uma banana antes ou após o treino é bastante recomendado se quiser ganhar massa de forma natural.

Iogurte natural

Foto: tusaude.com / A cada 100 gramas de iogurte, você consome 10 gramas de proteínas.

Além de gostoso, o iogurte natural é uma grande fonte de proteína e ótimo para o pós-treino. É recomendado consumi-lo até no máximo 30 minutos após os exercícios. Isso porque nesse momento a proteína é melhor aproveitada e age melhor na reconstrução do músculo. Pode ainda adicionar carboidrato ao iogurte, como geleia ou mel. Pesquisas mostram que a combinação contribui até 40% a mais do que o normal, sendo então mais eficiente no ganho de massa.

Água

Foto: tuasaude.com / A quantidade de água necessária sempre pode variar. Pessoas que fazem um treino mais pesado precisam de mais água.

Não dá para citar uma série de coisas que fazem bem para o nosso corpo sem citar a água. Acredite, ela também age no ganho de massa de forma natural. Isso porque os nossos músculos pedem água e a síntese de proteína acontece com mais facilidade quando nossas células estão bem hidratadas. A água de coco, por exemplo, é uma boa opção para o pós-treino. Além de hidratar, garante mais pique por causa do carboidrato que contém. A água comum hidrata e não fornece qualquer tipo de gordura.

E aí, você já começou a seguir essas dicas para ganhar massa muscular e forma natural? Aproveite para compartilhar com seus amigos.

Fontes: Bodybuilding, Boa Forma, Musculação

Imagens: Tua Saúde, Academia Equipe 1