, ,

Conheça formas de aumentar sua imunidade naturalmente

Deixar a imunidade sempre alta é importante para prevenir contra diversas doenças.

Muito se ouve falar sobre a imunidade corporal, mas diversas pessoas não sabem do que se trata e como aumentá-la. A imunidade do nosso corpo é fortalecida pela alimentação correta e, quando alta, evita diversas doenças e complicações. O sistema imunológico é basicamente a defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos. Composto por células especiais, tecidos e tecidos, mantém o papel de nos defender das bactérias que podem ser transmitidas até mesmo através do ar.

Existem diversas maneiras de lidar com problemas imunológicos e esses variam desde tratamentos médicos com alta dosagem de remédios até a forma natural. O segundo método citado é o mais recomendado, pois como já dissemos anteriormente, podemos lidar com a baixa imunidade mantendo uma boa alimentação. Confira alguns métodos naturais de aumentar a imunidade.

Dormir bem

Foto: tuasaude.com / Se desligar de aparelhos eletrônicos minutos antes antes de dormir podem melhorar sua noite.

Muitas pessoas não conseguem dormir tempo suficiente por diversos motivos. Esses vão de estresse após um dia de trabalho, preocupações ou sobrecarga trabalhista, onde precisam dividir a noite de sono com um pouco mais de trabalho. No entanto, não dormir tempo suficiente pode diminuir drasticamente a imunidade e trazer algumas complicações para a saúde.

A privação do sono e a sobrecarga do estresse cotidiano aumentam o hormônio cortisol. A elevação desse hormônio prolongada suprime a nossa função imunológica. Como podemos ver, uma boa noite de sono serve para muito mais do que apenas tirar o nosso cansaço.

Consuma frutas cítricas

Foto: tuasaude.com / Fazer sucos dessas frutas é uma ótima maneira de consumi-las.

Muitas pessoas recorrem a vitamina C quando pegam um resfriado ou coisa do tipo, né? Esse tipo de doença nos afeta também por causa da baixa imunidade e os alimentos cítricos são combatentes fortes, pois possuem muita vitamina C. Essa vitamina aumenta a produção de glóbulos brancos e eles são fundamentais para combater diversos tipos de infecções.

Como o nosso corpo não produz ou armazena vitamina C, precisamos ingerir diariamente para manter a saúde contínua. Podemos encontrar em diversas frutas, como: laranja, limão, tangerina, toranja e etc.

Coma vegetais, nozes e sementes

Foto: tuasaude.com / Muitos desses alimentos também são ricos em fibras, o que é ótimo para nosso sistema digestório.

Como afirmado anteriormente, a boa alimentação é a principal responsável pelo aumento da nossa imunidade, o que nos ajuda a lidar com vários tipos de bactérias que podem resultar diversas doenças. É recomendado comer vegetais de todos os tipos, nozes e sementes que fornecem os nutrientes ideais ao nosso organismo, nutrindo então o sistema imunológico.

Um estudo realizado em pessoas adultas e idosas mostrou que o consumo constante de frutas e vegetais melhora, de fato, a resposta de anticorpos até mesmo contra a vacina Pneumovax. Essa é a responsável por agir contra a pneumonia.

Exponha-se à luz solar

Foto: tuasaude.com / Tomar cuidado com o horário é extremamente importante para evitar queimaduras.

A luz solar ativa a nossa produção de vitamina D da pele. É recomendada uma exposição de pelo menos 15 minutos diariamente. No entanto, não é qualquer horário. Antes das 8h da manhã e após as 16h é o mais correto. A luz solar é o suficiente para a produção desse tipo de vitamina, visto que poucos alimentos contêm e esse é o método natural mais eficaz.

Níveis baixos de vitamina D podem resultar em dificuldades respiratórias causadas por infecções. Um estudo realizado em 2012 em adultos mostrou que alguns tipos de câncer são resultado de pouca vitamina D no organismo.

Coma vegetais verdes

Foto: tuasaude.com / O brócolis por exemplo protege os olhos e é ótimo para a digestão.

Os vegetais de cor verde escura são extremamente importantes para a nossa vida. Brócolis, couve e espinafre, por exemplo, são ricos em ácido fólico. Esse nutriente é responsável pelo auxílio na formação de glóbulos brancos. Esses glóbulos agem em defesa do organismo e também podem ser encontrados no feijão, cogumelos e na carne de fígado.

Tome bastante chá verde

Foto: tuasaude.com / O chã verde ainda ajuda na perda pesa, uma vez que ele acelera o metabolismo.

Os chás verdes contêm flavonóides, um tipo de antioxidantes. Essa bebida mantém grande destaque nos seus níveis de epigalocatequina galato, outro grande antioxidante que age beneficamente em nosso organismo. O chá verde é ainda uma ótima fonte do aminoácido L-theanine, que ajuda na produção de compostos que combatem germes no interior do nosso corpo.

Dê uma chance ao alho

Foto: tuasaude.com / Além de ser ótimo para sua saúde, acaba sendo um ótimo tempero, o que facilita a ingestão.

O alho é um dos principais temperos, não é mesmo? No entanto, muitas pessoas não gostam do seu sabor ou aroma. Esse alimento pode, além de dar um sabor à comida, aumentar o sistema imunológico. O alho é um agente antimicrobiano que reforça o nosso sistema. É recomendado sempre que puder, incluir alho na alimentação.

E aí, você sabia de todos esses métodos naturais de aumentar a imunidade? Compartilhe com todo mundo então.

Fontes: Unimed Fortaleza, Minha Vida, Every Day Health, Healthline

Imagens: Notícias de Minutos, Tua Saúde