,

Aprenda a aliviar a dor de ouvido de forma natural

Dor de ouvido pode ser horrível, principalmente quando vem durante a noite.

A dor de ouvido é extremamente comum, principalmente entre crianças. As causas podem ser muitas, porém é mais frequente que ocorra depois de uma exposição prolongada ao frio, entrada de água ou mesmo objetos dentro do ouvido. Cotonetes ou palitos por exemplo podem ferir e causar a infecção.

Apesar da melhor opção ser procurar um médico, existem algumas formas caseiras de aliviar a dor quando necessário. É bom lembrar que esses métodos apenas vão tratar ou mesmo aliviar a dor, mas podem não resolver a causa do problema.

Confira agora alguns remédios naturais para tratar a dor de ouvido:

Compressas frias e quentes

Foto: dicassobresaúde.com / Sacos de gelos ou de legumes congelados podem ser utilizado para a compressa fria.

Compressas frias e quentes são ótimas para dor de dente e aqui elas também vão ajudar. Alternar entre compressa quentes e frias com intervalos de 10 minutos pode ajudar no alívio da dor. Caso prefira apenas a fria ou a quente, pode usar apenas uma, porém os efeitos podem ser menores.

Azeite

Foto: tuasaude.com / O azeite pode ter diversas outras funções além da culinária.

Um método bastante polêmico utilizado para aliviar a dor de ouvido é a aplicação de algodão umedecido com azeite. Não existem estudos que comprovam que isso seja eficaz, mas é indicado por diversos profissionais. É bom deixar claro que você deve consultar um médico antes de praticar esse processo, principalmente em crianças.

Dormir sem colocar pressão no ouvido

Foto: tuasaude.com / Usar alguns travesseiros extras também podem ajudar.

Apenas o fato de dormir do lado em que o ouvido não está doendo pode aliviar a dor. Além de ser muito eficaz quando a causa da dor é por conta da pressão no ouvido, isso pode ajudar com que a causa da dor suma com mais rapidez.

Gengibre

Foto: tuasaude.com / Gengibre possui propriedade anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a dor.

Como todos sabem, o gengibre parece ser um alimento milagroso. Para ele funcionar aliviando a dor de ouvido, você vai precisa de óleo do mesmo, ou até um chá super concentrado desse ingrediente. Você vai aplicar na parte exterior do ouvido, e nunca aplique dentro do ouvido. Para facilitar a aplicação, utilize um algodão umedecido com o óleo ou o chá.

Óleo de alho

Foto: tuasaude.com / Alho é mais um ingrediente que possui propriedade medicinais incríveis.

Esse é mais um ingrediente que além de um sabor incrível, traz incríveis benefícios para nossa saúde. Esse alimento tem propriedades antibióticas e analgésicas, o que e ótimo para quem sofre com as dores de ouvido.

Para fazer a receita, basta amassar um dente de alho e misturar com cerca de 3 colheres de sopa de azeite ou óleo de gergelim. Com essa mistura homogênea, aqueça no micro-ondas durante 2 minutos ou em uma panela até ficar quente. Espera esfriar e aplique algumas gotinhas no ouvido ou caso prefira, umedeça um algodão com o óleo e coloque na cavidade auditiva.

E aí, o que achou de todas essas dicas contra a dor de ouvido? Comenta aí e compartilha com todo mundo que pode precisar dela um dia.

Fontes: Healthline, Tua Saúde

Imagens: Dicas Sobre Saúde, Saúde em Dia