, ,

Conheça formas naturais de tratar a pele oleosa

Pele oleosa pode causar bastante constrangimento no dia-a-dia.

O sebo é produzido pelas glândulas sebáceas e tem como principal objetivo proteger a nossa pele e nosso couro cabeludo. O grande problema nesse ponto é quando essas glândulas trabalham demais, produzindo muito sebo trazendo a famosa e detestável pele oleosa.

Os sintomas mais frequentes da pele oleosa além do sebo excessivo são: poros muito grandes e aparentes na pele, pele grossa áspera, espinhas frequentes e persistentes e também cravos ou proso entupidos

Felizmente isso não é o fim do mundo, existem diversas coisas que se pode fazer para acabar ou pelo menos diminuir esse problema. É bom lembrar que existem diversos níveis de pele oleosas, ou seja, algumas serão facilmente resolvidos com os métodos presentes nessa matéria, já outras precisaram de tratamento médico.

Sem mais delongas, conheça algumas formas naturais de tratar a pele oleosa:

Lave sempre

Foto: Beleza e Saúde / Você pode usar sabonetes específicos para pele oleosa ou espinhas nas lavagens.

Larvar o rosto regularmente faz com que o óleo presente na pele diminua. Existem alguns cuidados que você deve tomar ao fazer, caso contrário você pode ter o efeito totalmente reverso, fazendo com que sua pele fique ainda mais oleosa do que o normal.

As três dicas para usar na hora de lavar o rosto são:

  • Use sabonetes suaves ou neutros na lavagem (ou lave apenas com água)
  • Evite sabonetes hidratantes ou com qualquer fragrância
  • Não use buchas ou panos ásperos no rosto

Lave sempre que sentir a pele oleosa.

Máscara facial de mel

Foto: tuasaude.com / Mel também deixa a pele macia após a aplicação.

Algumas máscaras faciais podem ser o ponto chave na sua luta contra a pele oleosa. Apesar de existirem algumas receitas complexas para fazer máscaras, o mel por si só pode te ajudar e ter uma pele com menos sebo.

A receita não poderia ser mais simples: utilize uma colher de sopa de mel para passar em todo seu rosto. Forme uma fina camada em toda superfície da sua face e aguarde 10 minutos para lavar. O mel possui propriedade antibacterianas, podendo reduzir além do sebo na pele, as acnes.

Aplique hidratantes

Foto: tuasaude.com / Aloe vera pode ser encontrado em lojas naturais, mas cuidado com cremes prontos, pois podem ter aditivos ruins para sua pele.

Esse item parece ser controverso, uma vez que muitas pessoas têm medo de hidratar a pele e ela parecer ainda mais oleosa. Isso realmente pode acontecer, mas só se você usar creme faciais errados.

Uma opção é o gel de aloe vera, que segundo estudos feitos em 2014, é uma ótima opção para quem tem acne e pele oleosa. Basta bater a poupa da planta em liquidificador e passar no rosto. Aguarde alguns minutos e lave com água.

Argila

Foto: tuasaude.com / Não use mais de uma vez por semana, pois sua pele pode ficar muito seca.

Essa é mais uma máscara que pode fazer milagres para quem tem pele oleosa. Geralmente argilas possuem esmectita ou bentonita, que absorvem o sebo, fazendo com que a pele fique macia e menos irritada. Compre argila pura em casas naturais especializadas para ter os melhores resultados.

Claras e limão

Foto: tuasaude.com / É importante relembrar que você não deve pegar sol com a máscara, pois o limão pode queimar sua pele.

Essa receita você pode fazer agora mesmo e ela pode ser um milagre para quem pele oleosa. O ácido do limão ajuda a absorver o óleo presente na pele, além de ter habilidade antibacterianas. A clara junto ao limão tem como principal objetivo deixar os poros menores, assim produzindo menos sebo.

A receita é bem simples: uma clara de ovo e uma colher de chá de suco de limão. Depois de misturar basta aplicar no rosto e aguardar a máscara secar. Retire e lava com água.

E aí, o que achou de todas essas dicas contra a pele oleosa? Comenta aí e compartilha com todo mundo.

Fontes: Healthline, Medical News Today

Imagens: Beleza e Saúde, Tua Saúde, M de Mulher