,

7 alimentos que ajudam a combater o estresse

Uma alimentação balanceada pode ser a chave para a diminuição do estresse.

Sentir estresse é algo comum e a realidade de quase todas as pessoas. Diversas coisas são capazes de nos deixar estressados, irritados, tirar a nossa paz. Esse sentimento cotidiano pode ser causado por uma rotina trabalhista cansativa, pelo acúmulo de dívidas, por uma noite mal dormida e, é claro, pela má alimentação. Uma pessoa que anda em demasia estressada deve começar a mudar algumas coisas na vida e uma ótima opção é uma mudança no cardápio, por exemplo. Essa mudança, segundo especialistas, tem potencial para proporcionar mais calma e harmonia interior.

“O estresse pode ser combatido por meio de uma associação de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, atividades físicas e uma boa noite de sono”, disse a nutricionista Luciane de Cassia Nacamura. De acordo com ela e demais profissionais, a alimentação de três em três horas e em ambientes calmos, longe de agitações, pode aliviar esse mal. Não basta apenas comer bem, mas ainda segundo a nutricionista, é necessário deixar de lado algumas coisas, como bebidas alcoólicas, carboidratos refinados, café em excesso e etc.

Listamos então alguns alimentos que te ajudarão a lidar com o estresse diário e, melhor ainda, ajudarão a diminuí-lo de forma significativa. Confira conosco e aproveite para compartilhar com todos os seus amigos.

Leguminosas

Foto: tusaude.com / Feijão é bastante comum na alimentação das pessoas e um dos melhores alimentos no combate ao estresse.

Segundo especialistas, leguminosas são extremamente úteis na alimentação de quem quer vencer o estresse. Feijões e ervilhas estão entre os melhores itens dessa categoria no combate a ansiedade e estresse. Isso porque esses alimentos apresentam bons níveis de triptofano. Esse aminoácido age na formação da serotonina, uma substância que induz o sentimento de bem-estar e felicidade.

Cereais

Foto: tuasaude.com / O arroz integral é um dos cereais que mais trazem benefícios para a nossa saúde, principalmente em combate ao estresse.

Alguns cereais como arroz integral e aveia também devem estar presentes no cardápio diário de quem busca se livrar do estresse. De acordo com nutricionistas, esse benefício existe porque eles são ricBanaos em proteína magra, vitamina B, aminoácidos e demais vitaminas essenciais para o nosso organismo.

Banana

Foto: tuasaude.com / A banana é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Além do alto valor nutritivo, o seu preço é bastante em conta e pode ser facilmente encontrada.

Como as leguminosas, a banana é extremamente rica em triptofano. Isso ajuda na sensação de bem-estar. Além disso, esse fruto possui um tipo de proteína que se converte em serotonina, além de fornecer vitaminas do complexo B, potássio e vários outros nutrientes.

Laticínios

Foto: tuasaude.com / Os laticínios estão presentes na vida de todos. Opte por queijos, iogurtes e leite em seu estado natural para reduzir o estresse.

Laticínios como o leite, queijos brancos, leite em pó e iogurtes possuem bastante potencial nessa luta pela redução do estresse, segundo os nutricionistas. As propriedades deles são parecidas com a dos demais alimentos citados nessa lista. Eles possuem triptofano, proteína magra, vitamina B, bastante cálcio, aminoácidos e várias outras vitaminas que o nosso corpo precisa.

Ovos

Foto: tuasaude.com / Os ovos, antes vistos como maléficos para a saúde, são mais benéficos do que podemos imaginar.

Os ovos por muito tempo foram vistos como vilões do nosso corpo. No entanto, eles podem ser mais benéficos do que podemos imaginar, visto que possuem proteínas, vitaminas e aminoácidos capazes de estimularem a produção da serotonina no nosso organismo. Isso causa uma sensação positiva e ajuda a acalmar, mandando embora o estresse diário.

Carnes magras

Foto: tuasaude.com / Carnes magras são ricas em triptofano. É recomendado incluí-las no cardápio e as carnes de frango e peru podem ser uma ótima escolha.

Carnes de frango e peru são recomendadas por nutricionistas por conterem grande quantidade de triptofano. Além disso, podemos encontrar proteína magra, vitaminas e aminoácidos. Para aqueles que preferem peixes, o salmão e o atum fornecem isso e ainda apresentam outras vantagens, como o ômega 3. Esses alimentos ajudam a melhorar o controle de emoções e humor, reduzindo então a ansiedade.

Chocolate 70% cacau

Foto: tuasaude.com / Não é preciso abandonar as guloseimas do dia a dia para manter uma dieta combatente do estresse. É possível comer chocolate, por exemplo, e sentir-se extremamente bem.

Para quem busca reduzir os níveis de estresse, o chocolate amargo é uma ótima opção. Nutricionistas afirmam que o seu potencial benéfico está no fato desse alimento ser antioxidante. Além disso, nivela a pressão arterial e melhora a nossa circulação sanguínea. No entanto, não é recomendado exagerar na dose.

E aí, o que você achou dessa lista? Compartilha aí com todos os seus amigos e ajude cada um a lidar com seu estresse.

FonteExame, Very Well Mind

Imagens: Tua Saúde