,

Como acabar com manchas escuras nas axilas

Axilas escuras causam constrangimento para muitas pessoas.

Diversas coisas ‘naturais’ nos incomodam diariamente. Axilas escurecidas entram facilmente na lista dos sinais que mais odiamos em nosso corpo. Esse é um grande incômodo para todos, principalmente mulheres que se depilam frequentemente. Acontece que esse mal pode acontecer justamente por excesso de depilação nessa área, dependendo do método utilizado. O uso de desodorantes que tingem a pele também pode ser o motivo do entupimento dos poros, resultando na mancha.

A pele das axilas é muito sensível, assim como a da virilha e as agressões causadas pela depilação ou uso de produtos pode resultar em células mais grosseiras, rústicas, que ficam escurecidas em busca de proteção. Existem alguns métodos que podemos utilizar para resolver isso e, por sorte, alguns são caseiros e fáceis de fazer. Pensando nisso, listamos algumas formas de retirar manchas das axilas.

Creme caseiro clareador e esfoliante

Foto: melhorcomsaude.com.b / Os cremes caseiros não exigem muito esforço ou tempo para serem preparados. Além de clarear a pele, vai ajudar a fortalecê-la.
  • Mel (colher de sopa)
  • Limão (suco de meio limão)
  • Aveia (duas colheres de flocos finos)

Para fazer esse creme, bastar misturar todos os ingredientes, fazendo uma pasta. Passe nas axilas, no local com mancha e espalhe com movimentos circulantes. Retire o produto em seguida com água e repita o processo pelo menos duas vezes por semana.

Clarear com limão

Foto: tuasaude.com / O limão é capaz de clarear as axilas sozinho, mas jamais deve ser usado durante o dia, pois pode resultar numa piora da região.

O limão é um clareador natural, mas só pode ser usado durante a noite. O motivo disso é que a fruta é fotossensível, ou seja, manchará ainda mais sua pele se estiver em contato com o Sol, resultando em queimaduras caso saia durante o dia. Você pode usar o suco natural do limão para passar nas axilas. Deixe agir por meia hora e retire com água e sabonete, de preferência líquido.

Mel, amido de milho e creme com leite

Foto: tuasaude.com / O creme feito com mel, amigo de milho e leite serve para clarear as axilas, mas deve ser aplicado ainda morno sobre a pele.

Essa é outra forma de clarear as axilas facilmente. Faça uma mistura utilizando 1 colher de sopa de amigo de milho, 1 xícara de leite e 1 colher de sopa. Junte tudo em uma panela e leve ao fogo baixo para fazer um mingau. Após feito, reserve para que esfrie um pouco. Use o produto para cobrir as partes escurecidas da pele com o creme ainda morno. Espere agir por 15 minutos e retire com água. Repita o processo pelo menos duas vezes por semana.

Águas clareadoras

Foto: tuasaude.com / Esse é um dos métodos mais simples que podemos utilizar e ainda obter bons resultados.

Você pode usar coisas mais simples e obter bons resultados. São clareadoras naturais da pele as águas de pepino, de batata crua e de rosas. Basta deixar um desses produtos de molho na água e passar o líquido nas axilas todas as noites, removendo por completo ao amanhecer.

Bicarbonato de sódio

Foto: tuasaude.com / O bicarbonato é utilizado em várias ocasiões, desde tirar manchas das axilas até ajudar a clarear roupas brancas.

O uso desse produto nas axilas é muito benéfico, pois equilibra o pH, retira bactérias que causam odor e ainda mantém a saúde da pele. Faça uma pasta utilizando bicarbonato de sódio com água. Após feito, basta aplicar nas axilas à noite e retirar por completo com água e sabão ao amanhecer.

Vinagre

Foto: tuasaude.com / O vinagre é um clareador eficiente para as axilas. No entanto, use apenas os brancos, pois os tintos podem escurecer ainda mais essa região.

Dê preferência ao vinagre de maçã ou um que seja branco, pois os tintos podem causar outros tipos de manchas na pele. Lave as axilas com o líquido uma vez por semana. Caso tenha odor acentuado nessa região, embeba um algodão em vinagre, passe nos locais e retire na manhã seguinte.

Argila branca

Foto: tudoela.com / A pasta feita com argila branca pode ser utilizada durante o dia sem riscos de danificar a pele, diferente das receitas feitas com limão, por exemplo.
  • 1 colher de sopa de argila branca
  • 2 colheres de água
  • 3 gotas de óleo essencial de laranja

Basta misturar os ingredientes até formar uma pasta. Em seguida, aplique na região que deseja clarear. Deixe a aplicação agir por 15 minutos e lave em seguida. Esses produtos podem ser encontrados em lojas de produtos de cosméticos ou naturais.

E aí, o que você achou dessas dicas? Compartilhe com todo mundo que precisa ler essa matéria.

Fontes: Tua Saúde, Green Me

Imagens: Melhor com Saúde, Tudo Ela, Saudável e Feliz