, ,

Como tratar torcicolo de forma natural

O torcicolo pode incomodar qualquer pessoa, mas existem diversas maneiras naturais de acabar com ele.

Simplificando, o torcicolo é uma torção de algum ou vários músculos presentes no pescoço. A palavra em sua origem significa “pescoço torcido” que é basicamente o que as pessoas sentem quando estão com esse problema.

As causas podem ser as mais diversas, sendo os mais comuns traumas e descanso em uma mesma posição durante muito tempo. Caso você tenha outros relatos em seus familiares, as chances de você desenvolver esse problema são altas. Também existem a possibilidade do torcicolo se desenvolver depois de alguma reação a certos tipos de tratamentos de algumas doenças, porém são bem raros.

Na grande maioria das vezes que você desenvolver essa torção, será algo simples que vai passar em algumas horas ou dias, mas existem alguns sintomas em que você deve procurar um médico. Esses são: dificuldade de respirar ou engolir, sensação de agulha e dormência em membros inferiores, fraqueza no braço e pernas, espasmos nos músculos do pescoço, inchaço dos mesmos, dor de cabeça e febre.

Caso não tenha nenhum dos sintomas citados acima, você pode tentar resolver isso de forma natural. Confira agora como tratar torcicolo de forma natural:

Compressas quentes

Foto: saude.ig.com.br / Você pode fazer compressas com panos umedecidos em água quente ou morna.

Diversas vezes no site mostramos o poder das compressas e aqui ela não é diferente. Uma compressa quente aplicada durante alguns minutos sobre o músculo lesionado pode o relaxar e diminuir bastante a dor.

Durma (na posição correta)

Foto: saude.ig.com.br / Algumas pessoas podem desenvolver o torcicolo com muita facilidade, então tome cuidado ao ver aquele filme deitado com o pescoço em uma posição desconfortável.

Uma das grandes causas do torcicolo é quando se dorme em uma posição desconfortável para pescoço. As vezes um travesseiro colocado de forma errada ou mesmo uma posição que você não esteja acostumado podem acabar com o seu dia seguinte. Tente dormir ou mesmo tirar um cochilo na posição que você sempre dorme, ou em uma posição confortável. É muito provável que a dor diminua ou mesmo acabe depois de algumas horas com o pescoço no lugar correto.

Faça massagens

Foto: saude.ig.com.br / Passagens feitas por especialistas no assunto podem fazer milagres.

Massagens podem ser milagrosas. A melhor parte é que elas podem ser feitas por você mesmo. Utilize um creme de sua preferência e massageie ao longo do músculo que está incomodando com as mãos ou as pontas dos dedos. Basta fazer isso durante alguns minutos para perceber a diferença.

Alongue o pescoço

Foto: saudefit.com / Você pode encontrar um guia de alongamento pesquisando na internet.

Outra técnica que pode acabar com o torcicolo ou mesmo diminuir muito a dor é o alongamento do pescoço. Levar o queixo ao peito, levar as orelhas aos ombros e levar a cabeça para trás pode ser ótimo. Sempre respeite o limite da dor, pois pode piorar a situação e deixar um simples problema ainda mais grave.

E aí, o que achou de todas essas técnicas? Comenta aí e compartilha com todo mundo.

Fonte: Tua Saúde, eMedicine Health

Imagens: Saúde Fit, Saúde IG, Hong