,

Conheça alguns desodorantes caseiros

Desodorantes caseiros são ótimos para quem tem alergia com os industrializados.

O mau cheiro nas axilas é um problema que basicamente todo mundo já enfrentou em algum momento da vida. Isso acontece por causa da transpiração em excesso nessa região do nosso corpo. Não dá para fugir disso, pois a transpiração é um processo natural e necessário do nosso organismo. Essa é uma das formas que o nosso corpo encontra para eliminar as toxinas e regular a temperatura corporal. Como afirmamos, essa transpiração pode gerar um cheiro bastante incômodo às vezes e podemos passar vergonha por algo que nem optamos. As pessoas que nos cercam podem ser bastante indiscretas.

Para isso, existem muitos desodorantes caseiros capazes de neutralizar os odores da transpiração e controlar a sudorese. No entanto, algumas pessoas sofrem com sensibilidade em excesso da pele e por isso não suportam produtos químicos e até mesmo o álcool contido nos desodorantes. Por sorte, existem opções caseiras e naturais que podem nos ajudar e foi pensando nisso que nós resolvemos trazer essa matéria. Confira conosco alguns exemplos de desodorantes caseiros.

Desodorante cítrico

Foto: tuasaude.com / Os desodorantes caseiros cítricos ajudam a limpar a pele de modo mais efetivo e evitam o surgimento de manchas escuras
  • Cascas de três laranjas
  • Cascas de três limões
  • 1 xícara de sal marinho
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato
  • 1 litro de água

Para fazer esse desodorante, rale primeiro as cascas das duas frutas e coloque-as para ferver em um litro de água. Após ferver, coe bem e reserve para a hora do banho. Quando for tomar banho, pegue o que já preparou e adicione o sal marinho mais as três colheres de bicarbonato. Utilize a mistura no banho e em pouco tempo perceberá o quão relaxante é.

Desodorante caseiro de lavanda

Foto: tuasaude.com / A lavanda destaca-se por seu cheiro suave e combatente ao odor. Além disso, evita que suas roupas fiquem manchadas
  • 1 xícara de infusão de água de lavanda
  • ½ xícara de vinagre de maça

Para preparar esse desodorante, misture a água de lavanda com o vinagre de maçã. De preferência usar um frasco de vidro. Após fazer isso, tampe bem a mistura e deixe concentrando por dez dias em temperatura ambiente. Após a passagem desse tempo, filtre o líquido e utilize diariamente, colocando uma parte da mistura para duas de água. Atenção, antes de aplicar nas axilas, é necessário limpar e secar bem essas partes.

Desodorante caseiro em pó

Foto: tuasaude.com / Desodorantes em pó são ótimos para aqueles que não gostam da textura de cremes ou desodorantes caseiros líquidos. Eles combatem o mal cheiro da mesma forma e controlam a sudorese.
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de maisena
  • 10 gotas de óleo de lavanda, sálvia, limão ou hortelã.

Misture todos os ingredientes bem e aplique essa mistura nas axilas diariamente. É recomendado fazer isso após o banho ou quando fizer a higiene completa do local. As axilas devem estar limpas e secas para que possa aplicar o produto.

Desodorante de linhaça

Foto: tuasaude.com / Os desodorantes feitos com linhaça não causam qualquer tipo de irritação na pele e, além disso, não mancham as roupas.
  • 100 ml de água purificada
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 10 gotas de óleo essencial a sua escolha

Basta colocar as sementes de linhaça em um recipiente com a água purificada e colocar para ferver. Quando estiver no ponto fervente, retire a mistura do fogo e coe as sementes, separando-as da água totalmente. Adiciona à água o bicarbonato de sódio e as 10 gotas do óleo escolhido. Aplique, por fim, nas axilas limpas e secas. Armazene o preparado em um recipiente de vidro, preferencialmente.

Desodorante de amido de milho e óleo de coco

Foto: tuasaude.com / Esse desodorante ajuda na absorção dos restos de suor e bactérias que se acumulam nas axilas, assim evitando odores desagradáveis.
  • 5 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 10 gotas de óleo essencial da árvore do chá
  • Meia colher de óleo de vitamina E

Basta colocar o amido de milho em uma tigela e misturar com o óleo de coco até obter uma pasta cremosa. Em seguida, adicione o óleo da árvore do chá e a vitamina E. Continue mexendo até tudo ficar bem integrado. Guarde em um recipiente hermético. Use o preparado duas vezes ao dia.

E aí, o que você achou dessas receitas de desodorantes caseiros? Compartilhe com seus amigos.

Fontes: Melhor com Saúde, Well Ness Mama

Imagens: Tua Saúde, Vós