,

Conheça os benefícios do banho frio que você nunca imaginou

Tomar banho frio pode não ser a melhor coisa do mundo, mas traz incríveis benefícios para nossa saúde.

Para muitos tomar um banho frio pode ser a pior coisa do mundo. Quem seria louco de trocar aquela pela ducha quente pela manhã ou antes de dormir? Apesar de o banho quente ser bem prazeroso, o banho com água na temperatura ambiente pode te ganhar quando estamos falando de benefícios para a nossa saúde.

Nessa matéria vamos mostrar o que você ganha tomando banho frio pela manhã ou em qualquer hora do dia. Todos esses benefícios te farão pensar duas vezes durante o próximo banho, além da conta de energia vir ainda mais baixa, uma vez que o chuveiro é um dos principais consumidores de energia em qualquer casa. Sem mais delongas, confira 7 benefícios do banho frio que você nunca imaginou:

Reduz o estresse

Foto: tuasaude.com / Os primeiros dias podem ser difíceis, mas criando o hábito seu humor pode mudar consideravelmente.

Tomar banho frio pode te ajudar quando está estressado, principalmente a longo prazo. Um estudo de 1994 mostrou que a exposição do corpo a baixas temperaturas diminuíam o ácido úrico presente no nosso corpo, que são produzidos em excesso quando estamos em situações ou condições de grande frustração. Nesse estudo 10 pessoas foram usadas e todas elas tiveram diminuição no estresse oxidático.

Aumenta seu estado de alerta e também o sono

Foto: tuasaude.com / Caso tome banhos muito quentes, você pode diminuir a temperatura aos poucos até o frio total.

Se você já tomou um banho frio pelo menos uma vez na vida, sabe como é torturante aquela água batendo no seu corpo seguido por uma incrível falta de ar. Apesar de isso parecer muito ruim, seu corpo e até seu dia agradecem. Esse momento faz com que mais oxigênio entre em seu corpo, tornando todo seu corpo mais alerta. Caso isso aconteça de manhã, o sono provavelmente irá embora de uma vez.

Melhora sua pele e até seu cabelo

Foto: tuasaude.com / Caso esteja preocupado com o cabelo, mas não queria aderir ao banho frio, use água morna.

Se você é mulher e já pesquisou sobre saúde do cabelo, provavelmente deve saber que o frio é ótimo na hora da higienização dos fios. O melhor é que uma ducha fria além de aumentar a saúde do cabelo, também pode ser ótimo para pele. Os fios não serão agredidos pelo calor de uma ducha extremamente quente e a pele ainda perderá menos óleos naturais que são importantes para saúde da mesma.

Você pode emagrecer

Foto: revistamarieclaire.globo.com / A longo prazo essa perda de gordura pode fazer uma grande diferença.

Agora sim vamos te convencer a tomar banho frito TODOS os dias. Em nosso corpo existem dois tipos de gorduras, uma que ajuda nosso corpo a manter a temperatura correta e outra que é formada quando consumimos mais colorias que necessitamos. Quando tomamos banhos frios, o primeiro tipo de gordura é ativado, gastando mais energia para manter nosso corpo aquecido e consequentemente gastando calorias que podem ser consumidas diretamente do segundo tipo de gordura.

Melhoram sua imunidade

Foto: tuasaude.com / Nadar em piscinas frias também podem ser ótimos para nosso corpo.

Tomar banho frio faz com que nossa circulação aumente, fazendo com que nosso sistema circulatório, inclusive nosso coração, se torne mais saudável. Em consequência disso, o sistema imunológico acaba sendo ativado com mais frequência e qualidade, o que libera glóbulos brancos que combatem diversos tipos de doenças.

Aceleram a recuperação muscular

Foto: tuasaude.com / Depois de academia, tome um banho gelado para que a recuperação durante a noite seja ainda mais eficaz.

Essa agora é para os marombeiros e atletas de plantão. Depois de exercícios muitos intensos, os músculos acabam danificados e as dores vem junto. Tomar banhos frios aceleram a recuperação, de acordo com estudo já feitos. Muitos atletas, por exemplo, entram em banheiras cheias de gelo para que a recuperação acelere. Obviamente você não precisa de gelo, apenas tome um banho frio para ter resultados.

Pode ajudar na depressão

Foto: revistamarieclaire.globo.com / É sempre bom lembrar que depressão é uma doença e precisa ser tratada com ajuda de profissionais.

É com lembrar que isso não é a solução para a depressão, mas pode ajudar consideravelmente quem sofre dessa doença. Os sintomas são aliviados por conta dos diversos receptores que são ativados durante o banho frio, causando diversos impulsos elétricos em nosso cérebro causando um efeito antidepressivo.

Um estudo de 2008 mostrou que banhos de 3 minutos em uma temperatura de aproximadamente 3° C, com o aumento da temperatura durante 5 minutos, tem efeitos analgésicos, sem efeitos colaterais e dependência.

E aí, vai começar a tomar banho frio? Comenta aí e compartilha com todo mundo.

Fontes: Medicial Daily, Men Provement

Imagens: Marie Claire, Tua Saúde, Varela Notícias