,

Como tratar a cistite de forma natural

Existem diversas formas de tratar a cistite de forma natural, conheça algumas delas.

O nosso corpo é frágil e exposto a vários tipos de complicações. A cistite é uma delas. Você já ouviu falar desse mal? Cistite é um termo usado para descrever uma inflamação na bexiga. No entanto, essa infecção não é a mesma coisa que a infecção urinária, mesmo sempre confundida diversas vezes. Quando ocorre de forma infecciosa, é porque existe uma bactéria ou fungo na bexiga. Existem outros tipos de cistite que não são causadas por infecções, como a cistite actínica que é provocada por radioterapia e a cistite intersticial, causada por perda da camada que protege a parede da bexiga.

Esse tipo de doença, segundo os especialistas, é mais comum nas mulheres e há diversos métodos de combater. Algumas pessoas optam por remédios manipulados, tratamentos médicos e até internações. No entanto, há formas naturais de combater a cistite e nós trouxemos para vocês. Confira conosco algumas formas naturais de combater e prevenir a cistite.

Bicarbonato de sódio

Foto: tuasaude.com / O bicarbonato de sódio consegue alterar o pH da urina, assim tornando-a menos ácida e impedindo as bactérias de se multiplicarem.

Essa receita é muito simples e só precisa de:

  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 300 ml de água

Dissolva o pó de bicarbonato na água e beber tudo de uma só vez. O processo deve ser repetido de 6 a 7 vezes por dia, caso esteja com a infecção no organismo. A ingestão desse líquido elimina a infecção da bexiga através da urina.

Banho de assento com sândalo

Foto: tuasaude.com / O banho de assento com sândalo é bastante eficaz, pois esse possui propriedades antimicrobianas que combatem a proliferação dos micro-organismos que causam inflamação.
  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo
  • 1 litro de água

Para preparar o banho, misture as gotas de sândalo na água e coloque em uma bacia. Em seguida, basta sentar na água e ficar por pelo menos 20 minutos. Repita o procedimento diariamente até diminuir os sintomas da cistite.

Sumo de arando

Foto: tuasaude.com / O sumo de arando previne e trata as infecções na bexiga. Ele é capaz de lubrificar as paredes da bexiga, evitando o desenvolvimento de bactérias.
  • 60 mL de água
  • 125 mL de sumo de arando sem açúcar
  • 60 mL de sumo de maçã sem açúcar

Basta misturar todos os ingredientes em um copo e beber. Recomenda-se tomar pelo menos 6 copos diariamente quando perceber o primeiro sinal de uma infecção urinária. Se não tiver com infecção, é bom prevenir tomando pelo menos 2 copos dessa mistura por dia.

Chá de uva-ursina

Foto: tuasaude.com / A uva-ursina possui propriedades antissépticas que ajudam a combater as infecções do trato urinário.
  • 250 ml de água a ferver
  • 1 colher de chá de folhas de uva-ursina secas

Para preparar esse chá, basta verter a água sobre as folhas, tapar bem e deixar de repouso por pelo menos 15 minutos. Em seguida, coar, separando o líquido das folhas. Deve-se bebê-lo pelo menos três chávenas por dia quando perceber os primeiros sinais de infecção. Após sumir por completo os sintomas, recomenda-se continuar com o tratamento por três dias. Não deve misturar o sumo de arando com o chá de uva-ursina.

Chá de Malva

Foto: tuasaude.com / O chá de malva é um dos remédios mais fáceis de serem feitos e possui propriedade anti-inflamatória e calmante.
  • 15 gramas de malva
  • 500 ml de água

As flores e folhas de malva devem ser fervidas em 500 ml de água por 15 minutos. Em seguida, deixar esfriar um pouco e coar, separando o líquido. Recomenda-se tomar pelo menos duas xícaras da mistura por dia.

Cravo de defunto

Foto: chabeneficios.com.br / O cravo de defunto possui propriedades antimicrobianas e age melhor misturado com outros remédios.
  • 15 gramas de cravo de defunto
  • 15 gramas de malva
  • 500 ml de água

Como afirmamos, esse é melhor com outros tipos de remédios e a malva é ótimo para isso. Ferva as duas ervas na água e espere esfriar para coar. Tomar duas xícaras diariamente. Combinando os dois elementos, terá uma bebida com propriedades inflamatórias, calmantes e antimicrobianas.

Urtiga dióica

Foto: tuasaude.com / A urtiga ajuda no alívio imediato das dores causadas pela cistite. É ainda um remédio preventivo.
  • 2 colheres de chá de erva seca
  • 500 ml de água quente

Basta colocar a erva na água fervente e deixar descansando por 10 minutos. Em seguida, deve-se coar, separando o líquido e tomar. Repita isso diariamente e verá resultado mais rápido do que imagina.

E aí, o que achou de todos esses remédios naturais? Comenta aí e compartilha com todo mundo.

Fontes: Tua Saúde, Minha Vida, Green Me

Imagens: Chá Benefícios, Tua Saúde, E-Sanar