O nosso corpo é frágil e exposto a vários tipos de complicações. A cistite é uma delas. Você já ouviu falar desse mal? Cistite é um termo usado para descrever uma inflamação na bexiga. No entanto, essa infecção não é a mesma coisa que a infecção urinária, mesmo sempre confundida diversas vezes. Quando ocorre de forma infecciosa, é porque existe uma bactéria ou fungo na bexiga. Existem outros tipos de cistite que não são causadas por infecções, como a cistite actínica que é provocada por radioterapia e a cistite intersticial, causada por perda da camada que protege a parede da bexiga.
Esse tipo de doença, segundo os especialistas, é mais comum nas mulheres e há diversos métodos de combater. Algumas pessoas optam por remédios manipulados, tratamentos médicos e até internações. No entanto, há formas naturais de combater a cistite e nós trouxemos para vocês. Confira conosco algumas formas naturais de combater e prevenir a cistite.
Bicarbonato de sódio

Essa receita é muito simples e só precisa de:
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 300 ml de água
Dissolva o pó de bicarbonato na água e beber tudo de uma só vez. O processo deve ser repetido de 6 a 7 vezes por dia, caso esteja com a infecção no organismo. A ingestão desse líquido elimina a infecção da bexiga através da urina.
Banho de assento com sândalo

- 10 gotas de óleo essencial de sândalo
- 1 litro de água
Para preparar o banho, misture as gotas de sândalo na água e coloque em uma bacia. Em seguida, basta sentar na água e ficar por pelo menos 20 minutos. Repita o procedimento diariamente até diminuir os sintomas da cistite.
Sumo de arando

- 60 mL de água
- 125 mL de sumo de arando sem açúcar
- 60 mL de sumo de maçã sem açúcar
Basta misturar todos os ingredientes em um copo e beber. Recomenda-se tomar pelo menos 6 copos diariamente quando perceber o primeiro sinal de uma infecção urinária. Se não tiver com infecção, é bom prevenir tomando pelo menos 2 copos dessa mistura por dia.
Chá de uva-ursina

- 250 ml de água a ferver
- 1 colher de chá de folhas de uva-ursina secas
Para preparar esse chá, basta verter a água sobre as folhas, tapar bem e deixar de repouso por pelo menos 15 minutos. Em seguida, coar, separando o líquido das folhas. Deve-se bebê-lo pelo menos três chávenas por dia quando perceber os primeiros sinais de infecção. Após sumir por completo os sintomas, recomenda-se continuar com o tratamento por três dias. Não deve misturar o sumo de arando com o chá de uva-ursina.
Chá de Malva

- 15 gramas de malva
- 500 ml de água
As flores e folhas de malva devem ser fervidas em 500 ml de água por 15 minutos. Em seguida, deixar esfriar um pouco e coar, separando o líquido. Recomenda-se tomar pelo menos duas xícaras da mistura por dia.
Cravo de defunto

- 15 gramas de cravo de defunto
- 15 gramas de malva
- 500 ml de água
Como afirmamos, esse é melhor com outros tipos de remédios e a malva é ótimo para isso. Ferva as duas ervas na água e espere esfriar para coar. Tomar duas xícaras diariamente. Combinando os dois elementos, terá uma bebida com propriedades inflamatórias, calmantes e antimicrobianas.
Urtiga dióica

- 2 colheres de chá de erva seca
- 500 ml de água quente
Basta colocar a erva na água fervente e deixar descansando por 10 minutos. Em seguida, deve-se coar, separando o líquido e tomar. Repita isso diariamente e verá resultado mais rápido do que imagina.
E aí, o que achou de todos esses remédios naturais? Comenta aí e compartilha com todo mundo.
Fontes: Tua Saúde, Minha Vida, Green Me
Imagens: Chá Benefícios, Tua Saúde, E-Sanar