,

5 coisas que você precisa fazer para evitar o câncer de pele

O câncer de pele é mais comum do que se pensa, é bom tomar os cuidados devidos.

Um dos tipos de câncer mais comuns, principalmente no Brasil, e o câncer de pele. Existem dois tipos, o não melanoma e o não melanoma, onde um o primeiro é mais agressivo e o segundo é mais comum, porém menos agressivo. Todas as dicas aqui serão eficazes contra os dois tipos, mas é bom lembrar que utilizar todas essas técnicas apenas diminuirá as chances do desenvolvimento da doença, e não vai acabar com elas.

As células cancerígenas dessa vez aparecem na pele e muitas vezes parecem pequenas pintas. É sempre recomendado a análise do seu corpo para ver se não existe nenhuma novidade nada agradável. O cuidado deve ser redobrado se você tem pele e olhos claros, se passa muitas horas durante o dia sobre o sol e também se tem histórico dessa doença na família. Fique agora com x coisas que você precisa fazer para evitar o câncer de pele:

Sempre use protetor solar (e o certo para você)

Foto: tuasaude.com / Procure protetores com maior duração e caso utilize a piscina, busque algum a prova de água.

Até parece clichê, mas esse é a principal dica para evitar o câncer de pele, uma vez que a grande maioria das pessoas precisa entrar em contato com os raios solares. Passe protetor solar sempre que for sair de casa e quando for para algum parque aquático ou para praia, atenção redobrada com o protetor.

Outro ponto importante é protetor solar que você irá escolher. Pessoas com a pele mais clara precisam buscar com o protetor mais “potente”. A idade também deve ser levada em consideração nesse ponto, já que pessoas mais velhas são mais propensas a ter problemas relacionado a pele.

Inclua algum desses alimentos na sua deita

Foto: tuasaude.com / Além de ajudar contra o câncer de pele, eles são ótimos contra diversas outras doenças.

Existem diversos alimentos que podem te ajudar a evitar o câncer de pele. O principal ponto desses alimentos é que eles possuam antioxidantes que além de ajudar o não aparecimento do melanoma, também pode ajudar quem está lutando contra o câncer. Dentre os principais alimentos que posuem antioxidantes estão: cenoura, mangas, batata-doce, couve, espinafre, melancia, goiaba, damasco e brócolis.

Outro alimento que se mostrou ótimo contra o surgimento do câncer foi o café. Um estudo do Hospital Brigham and Women junto com a Harvard Medical School, mostrou uma relação entre o consumo de café e a diminuição do surgimento do câncer de pele. Não se sabe ainda o motivo.

Evite o bronzeamento artificial

Foto: tuasaude.com / Bronzeamento através de creme pode ser uma boa solução.

O bronzeamento artificial pode ser muito tentador, porém expõe a nossa pele a raios UVA e UVB de forma intensa, o que pode aumentar consideravelmente as chances da aparição do câncer. Busque outras formas de se bronzear, sempre com a proteção necessária para que o câncer tenha menos riscos de se desenvolver.

Olhe sua pele uma vez por mês

Foto: tuasaude.com / Você pode tirar fotos caso você esteja no grupo de risco.

Analisar as principais partes que recebem sol é uma ótima saída para descobrir o câncer logo no início. Quando uma nova pinta surgir, você já vai saber que isso pode representar algo e quanto mais cedo o melanoma for descoberto, mais fácil o tratamento. Fique de olho em pintas que não são regulares, ou seja, que não são redondas.

Evite o sol entre 10 da manhã até as 4 da tarde

Foto: tuasaude.com / Chapéus e roupas que todo o braço podem ser ótimas.

O famoso sol das 10 as 4 da tarde. Esse é o momento em que o Sol está mais “forte” e por isso os raios UV acabam sendo ainda mais prejudiciais para nossa saúde. Evite ao máximo essa parte do dia e caso não seja possível, atenção redobrada para os cuidados com a pele.

E aí, o que achou? Comenta aí e compartilha com todo mundo que precisa ler essa matéria.

Fontes: Legion Athletics, Hospital do Câncer de Barretos, Tua Saúde

Imagens: Tua Saúde, Pfizer