,

5 sinais de que você está com baixos níveis de estrogênio

Aprenda a identificar os principais sinais dos baixos níveis de estrogênio.

Enquanto o hormônio principal para os homens é a testosterona, para as mulheres temos o estrogênio. Ele é liberado pelos ovários da mulher e é responsável pelas principais características de uma mulher, como o crescimento dos seios, quadris largos, textura e brilho da pele, controle da ovulação e muito mais.

Como nos homens, os níveis de estrogênio também podem cair, causando diversos problemas. As causas para que isso aconteça são as mais diversas, como por exemplo: causas naturais devido a idade (menopausa), retirada dos ovários ou do útero através de intervenção cirúrgica e também doenças como anorexia e problemas na tireoide. Sem mais delongas, o Pilula Verde separou 5 sinais de que você está com baixos níveis de estrogênio:

Seu ciclo menstrual está errado ou desapareceu

Foto: tuasaude.com

Esse, para a grande maioria das mulheres, é o principal e primeiro problema que advêm dos baixos níveis de estrogênio. Esse hormônio é o responsável por fazer com que o revestimento do útero seja mais espesso, e quando isso não acontece, a menstruação fica extremamente baixa com relação a outros meses ou mesmo desaparece.

Sua pele e olhos estão secos

Foto: tuasaude.com

Pode ser novidade para muitos, mas os níveis de estrogênio estão ligados a quantidade de lágrimas que seu corpo produz. Quando os níveis estão muito baixos, seus olhos ficam com menos lubrificação, o que pode incomodar bastante.

Outro ponto é a pele da mulher, que com os baixos níveis de estrogênio também acaba perdendo o brilho e maciez por ficar extremamente seca.

Você mudanças de humor repentinas

Foto: tuasaude.com

Todo mundo está cansado de saber que quando os hormônios em uma mulher estão desequilibrados, ela tem mudanças repentinas de humor. Isso acontece no caso dos baixos níveis de estrogênio, lembrando que cada mulheres vai reagir de forma diferente. Enquanto algumas podem ficar extremamente estressadas, outras vão ficar muito tristes.

Você sente muito calor

Foto: tuasaude.com

Uma das piadas mais utilizadas para pessoas que sentem muito calor é perguntar se ela está na menopausa. Quando a mulher entra na menopausa, ela acaba realmente sentindo muito calor e isso acontece pelos níveis de estrogênios estarem abaixando. Isso acontece por que os baixos níveis desse hormônio confunde o hipotálamo, a parte do cérebro que regula a temperatura do corpo. Quando seu corpo acaba acreditando que o ambiente está muito quente, você acaba suando, principalmente durante a noite.

Sua libido está muito baixa

Foto: tuasaude.com

Por fim chegamos a famosa libido. Essa é a vontade que nosso corpo tem de se relacionar sexualmente. Enquanto o homem precisa de testosterona para ter a libido alta, a mulher precisa do estrogênio. Outro ponto interessante é que seu corpo também reage de forma diferente na hora do sexo quando se está com esse problema. A lubrificação pode não ficar eficiente, fazendo até que o sexo seja doloroso.

E aí, o que achou? Comenta aí e compartilha com todo mundo que precisa ler essa matéria.

Fontes: Bustle, Healthline

Imagens: Tua Saúde, Notícias ao Minuto