, ,

5 benefícios de comer cebola todos os dias

Cebola deveria ser comida diariamente e podemos provar com esses 5 benefícios.

Um dos alimentos mais utilizados na culinária brasileira é a cebola. Esse alimento é utilizado bastante como tempero para comida, além de servir como acompanhamento ou mesmo como petisco em sua versão frita. Disso todo mundo já estão cansado de saber, o que poucos sabem é que esse alimento tem propriedades incríveis e que você deve consumi-lo todo santo dia.

Nessa matéria vamos mostrar alguns benefícios de consumir a cebola, desde os problemas mais simples, até mesmo ajudando contra doenças mais sérias. A melhor parte disso é que por ser um alimento muito versátil, você pode colocar ele em sua dieta em diversas refeições. Sem mais delongas, vamos a nossa lista. O Pilula Verde separou x benefícios de consumir cebola todos os dias:

Anti-inflamatório natural

Foto: tuasaude.com / A casca da cebola pode ser consumida ralada e até mesmo em sucos.

O elemento que nos interessa nesse item é a quercetina, um flavonoide presente em alimentos como chá verde, maçã, vinho tinto e uva. Ele é um anti-inflamatório natural que pode ser encontrado em abundância na cebola, principalmente na casca dela. Caso queira ainda mais quercetina, opte por sua versão roxa.

Pode ajudar contra a diabetes

Foto: tuasaude.com / Comer cebola crua em saladas ou sanduíches pode ser uma ótima pedida para aproveitá-la de forma melhor.

O óleo essencial da cebola, chamado de dissulfureto de alil propilo, pode ajudar a reduzir o nível de glicose. Para explicar melhor, o dissulfureto de alil propilo compete com a insulina, que também é um dissulfureto, no fígado. Assim a insulina fica mais disponível para fazer sua função, abaixando assim os níveis de açúcar.

Aumenta a testosterona nos homens

Foto: tuasaude.com / Sopa de cebola pode ser uma ótima pedida para os dias mais frios.

Para os homens que buscam aumentar os níveis de testosterona de forma natural, a cebola não pode faltar na dieta. Um estudo feito em animais de 2009 mostrou que o grupo que consumia uma alta quantidade de cebola, tinha não só os níveis de testosterona aumentados como também o do hormônio luteinizante, que é um estimulante natural do citado anteriormente.

Ótima para digestão

Foto: tuasaude.com / A ingestão desse alimento também reduz o risco do desenvolvimento de úlceras gástricas.

Todo mundo já está cansado de saber que fibras são extremamente importantes para nossa digestão e adivinha que alimento é rico nela? A cebola é rica em uma fibra solúvel chamada oligofrutose, que estimula o crescimento de bactérias responsáveis pela digestão em nosso intestino. Além disso, ela pode tratar e prevenir diarreias, também com a ajudada oligofrutose.

Ela pode ajudar a prevenir o câncer

Foto: saude.abril.com.br / Você absorve duas vezes mais quercetina comendo cebolas do que maça ou chá verde.

Vamos voltar a falar da quercetina, que deveria estar em abundância na dieta de todo mundo. Um estudo que de 2015 mostrou que a ingestão de alguns vegetais como cebola e alho, poderia diminuir consideravelmente as chances de cânceres ligados ao sistema digestivo aparecessem. Comer 7 porções de cebola por semana diminuiria a incidência de câncer de colorretal e laríngeo.

Outras doenças também podem ser evitados consumindo cebola, como por exemplo: câncer de mama, câncer de próstata e até mesmo pode ajudar quem sofre de asma. É bom lembrar que isso apenas diminui as chances e elas ainda existem.

E aí, o que achou da matéria? Está convencido de colocar ela em sua dieta? Comenta ai e compartilha com todo mundo.

Fontes: Medical Daily, Livescience, Mundo Boa Forma

Imagens: Tua Saúde, Saúde é Vital, G1