,

7 benefícios do óleo de rícino para a nossa saúde

O óleo de rícino pode fazer ”milagres” para nossa saúde.

Existem diversos compostos naturais que trazem muitos benefícios para a nossa saúde e um deles é o óleo de ricino. Você já ouviu falar sobre ele e todos os seus benefícios? Esse é um óleo extraído das sementes da mamona. É uma substância rica em nutrientes e geralmente é utilizada para fins estéticos e medicinais. O produto é capaz de apresentar ótimos resultados para usos cosméticos. A sustância é bastante utilizada para fins medicinais, visto que diversos povos usam em terapias naturais. Há muito tempo se usa, pois há registros do mesmo para obter efeitos laxativos, lubrificantes, anti-inflamatórios e antioxidante no Egito Antigo.

O extrato natural adentrou no mercado cosmético por causa das elevadas quantidades de ômega 6 e 9, sendo bastante buscado para tratamentos capilares e na pele. Pensando melhor sobre esse óleo, resolvemos trazer essa matéria listando alguns benefícios do óleo de rícino para a nossa saúde. Confira conosco a seguir.

Alívio nas dores musculares

Foto: tuasaude.com / O óleo de rícino pode ser misturado com óleo de camomila romana para dar um efeito curativo ainda maior.

Esse óleo é considerado um óleo quente que promove a circulação de fluídos no corpo. Ele pode ser usado para massagens, aliviando a dor resultante do excesso de trabalho muscular. Atletas costumam usar para lidar com as dores nas panturrilhas e coxas após exercícios. Basta aplicar um pouco sobre a área e esfregar bem.

Alivia dor nas juntas

Foto: tuasaude.com / O óleo de rícino pode ser utilizado em tratamentos de artrite.

As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do ácido rícinoleico, presente em quase 90% do óleo de rícino, foram documentadas. Parte dos benefícios do óleo vem de sua ação descongestionante no sistema linfático. Os vasos linfáticos, que formam uma ampla rede em todo o corpo, são capazes de coletar resíduos dos tecidos e levá-los ao sangue para eliminações. Quando esses vasos congestionam, podemos sofrer com várias doenças, como a artrite que causa dor e inflamação nas articulações. O óleo de ricino dificulta o congestionamento, fazendo com que a linfa mova livremente.

Realça cor dos cabelos

Foto: tuasaude.com / O óleo de rícino é utilizado para manter a umidade natural do cabelo, fazendo com que a cor fique mais intensa.

Esse óleo pode ser utilizado para melhorar a cor natural dos cabelos, fazendo com que ele se pareça mais grosso e brilhante. Ele é um óleo que bloqueia a umidade. Quando aplicamos nos cabelos, ele preserva a umidade natural nas raízes, tornando cada fio mais grosso e escuro. Devemos aplicá-lo após lavar e secar levemente. Uma colher de sopa é o suficiente.

Trata problemas de pele

Foto: tuasaude.com / O óleo é utilizado para hidratação da pele e em combate a marcas, verrugas e acnes.

Além de agir como hidratante, esse óleo é utilizado para tratar acne, verrugas e marcas na pele. Isso porque ele apresente propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Basta aplicar o óleo de rícino sobre o local desejado com um algodão. O problema geralmente é resolvido em duas semanas.

Ajuda contra a insônia

Foto: tuasaude.com / O método contra a insônia não é comprovado cientificamente, mas diversas pessoas relataram os benefícios.

Esse é um problema que muitas pessoas enfrentam. Ainda não está claro como esse óleo ajuda a induzir o sono, mas há diversos relatos de pessoas que usam nos cabelos ou ao redor dos olhos antes de dormir. Elas afirmam que isso faz com que caiam no sono rapidamente.

Conservante

Foto: tuasaude.com / Esse é um método perfeito para quem quer fugir de conservantes químicos e já foi utilizado várias vezes na indústria alimentícia.

O óleo contém propriedades antifúngica e já foi bem utilizado na indústria de alimentos. Diversos grãos recebem um revestimento contendo o óleo quando precisam ser armazenados por um longo período de tempo. Esse óleo ainda parece repelir pragas e insetos capazes de danificar os alimentos. Se você quer fugir de conservantes físicos, esse óleo é natural e seguro.

Hidrata a boca

Foto: tuasaude.com /  O óleo é bastante eficaz no verão, quando a temperatura e a baixa umidade do ar trazem problemas para nossos lábios.

Com o verão chegando, muitas pessoas enfrentam problemas com a boca seca e rachada. Além dos benefícios do óleo para a pele, ele é capaz de fazer milagres para lábios secos e rachados. Diversos remédios e protetores labiais contêm esse óleo em sua composição.

E aí, o que você achou dessa matéria? Compartilhe desde já com seus amigos.

Fontes: Mundo Boa Forma, eCycle, Minuto Saudável

Imagens: Tua Saúde, VIX