Existem diversos compostos naturais que trazem muitos benefícios para a nossa saúde e um deles é o óleo de ricino. Você já ouviu falar sobre ele e todos os seus benefícios? Esse é um óleo extraído das sementes da mamona. É uma substância rica em nutrientes e geralmente é utilizada para fins estéticos e medicinais. O produto é capaz de apresentar ótimos resultados para usos cosméticos. A sustância é bastante utilizada para fins medicinais, visto que diversos povos usam em terapias naturais. Há muito tempo se usa, pois há registros do mesmo para obter efeitos laxativos, lubrificantes, anti-inflamatórios e antioxidante no Egito Antigo.
O extrato natural adentrou no mercado cosmético por causa das elevadas quantidades de ômega 6 e 9, sendo bastante buscado para tratamentos capilares e na pele. Pensando melhor sobre esse óleo, resolvemos trazer essa matéria listando alguns benefícios do óleo de rícino para a nossa saúde. Confira conosco a seguir.
Alívio nas dores musculares

Esse óleo é considerado um óleo quente que promove a circulação de fluídos no corpo. Ele pode ser usado para massagens, aliviando a dor resultante do excesso de trabalho muscular. Atletas costumam usar para lidar com as dores nas panturrilhas e coxas após exercícios. Basta aplicar um pouco sobre a área e esfregar bem.
Alivia dor nas juntas

As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do ácido rícinoleico, presente em quase 90% do óleo de rícino, foram documentadas. Parte dos benefícios do óleo vem de sua ação descongestionante no sistema linfático. Os vasos linfáticos, que formam uma ampla rede em todo o corpo, são capazes de coletar resíduos dos tecidos e levá-los ao sangue para eliminações. Quando esses vasos congestionam, podemos sofrer com várias doenças, como a artrite que causa dor e inflamação nas articulações. O óleo de ricino dificulta o congestionamento, fazendo com que a linfa mova livremente.
Realça cor dos cabelos

Esse óleo pode ser utilizado para melhorar a cor natural dos cabelos, fazendo com que ele se pareça mais grosso e brilhante. Ele é um óleo que bloqueia a umidade. Quando aplicamos nos cabelos, ele preserva a umidade natural nas raízes, tornando cada fio mais grosso e escuro. Devemos aplicá-lo após lavar e secar levemente. Uma colher de sopa é o suficiente.
Trata problemas de pele

Além de agir como hidratante, esse óleo é utilizado para tratar acne, verrugas e marcas na pele. Isso porque ele apresente propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Basta aplicar o óleo de rícino sobre o local desejado com um algodão. O problema geralmente é resolvido em duas semanas.
Ajuda contra a insônia

Esse é um problema que muitas pessoas enfrentam. Ainda não está claro como esse óleo ajuda a induzir o sono, mas há diversos relatos de pessoas que usam nos cabelos ou ao redor dos olhos antes de dormir. Elas afirmam que isso faz com que caiam no sono rapidamente.
Conservante

O óleo contém propriedades antifúngica e já foi bem utilizado na indústria de alimentos. Diversos grãos recebem um revestimento contendo o óleo quando precisam ser armazenados por um longo período de tempo. Esse óleo ainda parece repelir pragas e insetos capazes de danificar os alimentos. Se você quer fugir de conservantes físicos, esse óleo é natural e seguro.
Hidrata a boca

Com o verão chegando, muitas pessoas enfrentam problemas com a boca seca e rachada. Além dos benefícios do óleo para a pele, ele é capaz de fazer milagres para lábios secos e rachados. Diversos remédios e protetores labiais contêm esse óleo em sua composição.
E aí, o que você achou dessa matéria? Compartilhe desde já com seus amigos.
Fontes: Mundo Boa Forma, eCycle, Minuto Saudável