A Doença de Chagas, também chamada de Chaguismo, Tripanossomíase Americana e Mal de Chagas é um problema que costuma atingir bastante pessoas na América do Sul, Central e no México. Há alguns casos encontrados nos Estados Unidos, mas predomina nesses três lugares citados. Essa doença trata-se de uma inflamação transmitida por um parasita que, por sua vez, se faz presente nas fezes de alguns insetos. Estima-se que somente no Brasil tenha pelo menos 3 milhões de pessoas infectadas com esse mal.
O tratamento para a doença de Chagas envolve diversos medicamentos e tempo, como todos os de outras doenças. Por sorte, há alguns métodos naturais de combater a doença e foi pensando nisso que resolvemos trazer essa lista. Listamos algumas formas de lidar com a doença de chagas de forma natural, utilizando remédios caseiros e que podem ser feitos facilmente. Confira conosco a seguir. Alertamos ainda que, sentindo algum efeito não esperado desses remédios, procure um médico.
Chá de semente de sucupira

Diversos estudos mostraram que os efeitos dessa bebida ajuda a combater à doenças parasitárias, como a doença de chagas. O chá de semente de sucupira pode ser preparado e tomado diversas vezes ao dia, inclusive como um reforço na hidratação feita com água. É simples fazer: basta triturar as sementes e levá-las ao fogo em água fervente. Só adicione as sementes quando a água estiver fazendo borbulhas. Deixe por 2 minutes e desligue. Quando a bebida esfriar, coe e beba.
Chá de carqueja

Esse chá é bastante eficaz no combate à doença de chagas por causa de suas propriedades anti-Trypanosoma Cruzi, ou seja, combatem o inseto causador da moléstia. Para preparar, basta colocar 2 colheres de sopa de folhas picadas da planta em água fervente e desligar o fogo em seguida. Tampe a vasilha em seguida, deixe descansar por uns minutos. Após isso, basta coar e beber. Não beber em excesso, pois o mesmo pode causar ingestão.
Suplementos nutricionais naturais

A pessoa que sofre do mal de chagas precisa ingerir suplementos nutricionais naturais. Isso faz com que fortaleça o sistema imunológico. É indicado, nesse caso, mel puro (pelo menos uma colher de sopa antes de dormir), geléia real e levedura de cerveja. Esses métodos ajudam a melhorar o sistema e combater a doença.
Cura de limão

O limão, como sabemos, é bastante benéfico em diversas coisas, incluindo a doença de chagas. Basta espremer alguns limões e tomar o seu suco com água. Caso não haja nenhuma contraindicação médica, o procedimento pode ser realizado a cada 2 meses.
Chá de Guaçatonga com Alecrim

Basta colocar uma colher de sopa das suas plantas em água fervente, por 5 minutos. É indicado beber de 2 à 3 xícaras por dia. Não é indicado tomar o chá durante a “cura de limão”. Separe um dia, fora desse tempo, para não tomá-lo, ou seja, beba por seis dias e folgue um. No dia de folga do chá, beba bastante água.
Argila no abdômen

Recomenda-se fazer aplicações periódicas de argila no abdômen para amenizar alguns sintomas dessa doença. A argila pode ajudar a combater a febre, as dores na barriga e problemas digestivos. Coloque argila sobre a barriga e fique por uma ou duas horas, podendo ainda passar a noite inteira. Isso vai depender do tempo que você aguentar.
Exercícios Respiratórios

Diversos especialistas recomendam que os pacientes com Chagas façam caminhadas todos os dias ou conforme o médico indicar. Esse exercício melhora a respiração e, consequentemente, os batimentos cardíacos que costumam ficar irregulares quando estamos sofrendo com a doença.
E aí, o que você achou dessa lista? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Fontes: Cida de Verde, Tudo Ela, Tua Saúde
Imagens: Tua Saúde, Nossa Rádio USA