Muitas pessoas recorrem a vários métodos para conseguir o tão buscado corpo saudável e em forma. Malhação, processos mais grotescos como cirurgias e dietas estão entre os caminhos mais percorridos. Entre eles destaca-se a dieta mediterrânea, você já ouviu falar. Essa dieta, também chamada de ‘dieta do mediterrâneo’ é baseada no consumo de alimentos naturais e frescos como, por exemplo, o azeite, legumes, frutas, cereais, queijo e leite. É extremamente necessário evitar produtos industrializados e, se formos a seguir, devemos eliminar por completo o consumo de salsichas, comidas congeladas e etc.
Essa dieta, na verdade é um tipo de alimentação que ajudará a mudar o estilo de vida das pessoas. É a prova de que nem sempre precisa de poucas calorias para conseguir um bom emagrecimento, pois ela melhora de forma natural o metabolismo, favorecendo o controle do peso. Pensando nisso, trouxemos para vocês uma explicação de como é feita essa dieta. Confira conosco a seguir.
Evite produtos industrializados

Na dieta mediterrânea, os produtos devem ser na maior parte naturais, principalmente de origem vegetal como azeite, arroz integral, soja, ovos e leite. Devemos ainda largar o hábito de comer produtos que já vêm prontos, como bolos, biscoitos e etc. Retirando produtos industrializados da alimentação, diminuímos a produção de toxinas no organismo e isso reduz a inflamação e combate a retenção de líquidos, ajudando a desinchar de forma natural.
Aumentar o consumo de peixes e frutos do mar

É recomendado consumir peixes ou frutos do mar pelo menos duas vezes por semana. Isso porque esses são fontes de proteínas e gorduras boas, como o ômega-3, que atua no nosso corpo como anti-inflamatório. Isso ajuda a aliviar dores nas articulações, melhorando a nossa circulação sanguínea e prevenindo doenças cardíacas.
Consumo de azeite e gorduras boas

O azeite é extremamente rico em gorduras boas para o coração e ajuda a controlar o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. Podemos adicionar o azeite na preparação já pronta, consumindo no máximo duas colheres de sopa diariamente. Ele pode ainda ser utilizado para cozinhas, fazendo refogados e carnes ou peixes grelhados.
Alimentos integrais

A dieta mediterrânea é rica em alimentos integrais, como farinha, aveia, arroz e macarrão integral. Esses são ricos em fibra, vitaminas e minerais capazes de melhorar o funcionamento do organismo. Além disso, combatem a prisão de ventre e diminuem a absorção de açúcares e gorduras do intestino. Além desses grãos, devemos adicionar vegetais proteicos, como feijão, soja, grão-de-bico, semente de abóbora e linhaça. Esses ajudam a fortalecer os músculos e melhoram o metabolismo.
Frutas e verduras

Quando resolvemos fazer a dieta mediterrânea, devemos aumentar o consumo de frutas e verduras, pois assim iremos obter as fibras, vitaminas e minerais necessários para o metabolismo. Além disso, esses alimentos trazem a sensação de saciedade, o que ajuda na perda de peso. É recomendado comer no mínimo três frutas diferentes por dia. É melhor ainda comê-las após uma refeição.
Leite e derivados desnatados

O consumo de leite e derivados desnatados ajuda a diminuir o consumo de gordura. Podemos optar por iogurtes naturais, queijos brancos, como ricota e cottage, ou escolher as versões light dos produtos.
Bebidas

A bebida mais indicada para acompanhar uma alimentação e ainda matar a sede é a água. Podemos ainda adicionar em um copo algumas rodelas de limão ou gengibre, criando então a água saborizada. Se preferir outras bebidas, é recomendado (e permitido) 1 taça de vinho, principalmente após o jantar.
Confira conosco uma dica de cardápio de 1 dia da dieta. Você pode encontrar mais na internet.
- Café da manhã: 1 copo de leite desnatado + 1 pão integral com ricota + 1 fatia de mamão.
- Lanche da manhã: 3 torradas integrais + manteiga + 2 castanhas.
- Almoço: meia posta de salmão grelhado + 2 batatas cozidas regadas com azeite e brócolis.
- Lanche da tarde: 1 iogurte natural + 1 colher de chá de linhaça + 1 tapioca com queijo light + 1 banana
- Jantar: 1 coxa de frango cozida com 2 colheres de ervilha + salada de alface crespa, tomate e cebola roxa + 1 pera.
E aí, o que você achou dessa dieta? Compartilhe já com seus amigos.
Fontes: Eating Well, Tua Saúde, Minha Vida
Imagens: Tua Saúde, Dr. Juliano Pimental